Menu
Brasil

Justiça suspende a posse do novo ministro da Justiça Wellington César

Juíza federal alega que para assumir cargo, Wellington César (Justiça) precisa se desligar do MP. AGU vai recorrer da decisão

Da Redação do Diamante Online

05/03/2016 às 12:37 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O ministro José Eduardo Cardozo (Advocacia-Geral da União) afirmou ontem (4) que o governo vai recorrer da liminar concedida pela Justiça Federal que suspende a posse de Wellington César como ministro da Justiça.

"A AGU vai entrar com um recurso contra essa medida e eu confio que essa liminar será cassada", disse Cardozo.

O ministro informou a presidente Dilma Rousseff no fim da tarde de ontem sobre a decisão da juíza federal Solange Ramos de Vasconcelos, da 1ª Vara Federal do Distrito Federal, que deferiu pedido de liminar para suspender o decreto presidencial que dava posse a Wellington César. A juíza acatou os argumentos da Ação Popular proposta pelo deputado José Mendonça Bezerra Filho (DEM-PE).
Cardozo explica que, ao contrário do que sustenta a juíza, César não precisa se desligar do Ministério Público (MP) da Bahia antes de assumir o posto como ministro.

"Na nossa avaliação, isso (a posse sem o desligamento do MP) é perfeitamente possível e é a tese, inclusive, que o Conselho Nacional do Ministério Público defende. Portanto, estamos bem agasalhados com o entendimento do próprio CNMP. Estamos absolutamente convencidos da legalidade da posse, mas vamos discuti-la nos tribunais", completou Cardozo.

A juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal, entendeu que o Wellington César, que é membro do Ministério Público da Bahia, não pode exercer o cargo de ministro.

De acordo com a decisão, o ministro da Justiça poderá tomar posse novamente, mas somente se pedir exoneração do cargo vitalício no MP ou aposentar-se. Para a juíza, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmam entendimento de que integrantes do Ministério Público só podem exercer outros cargos no âmbito do próprio órgão.

"Isso não impede, contudo, que o Sr. Wellington César Lima e Silva seja novamente nomeado no cargo de ministro de Estado da Justiça, desde que haja o necessário desligamento (por exoneração ou, se for o caso, aposentadoria) do cargo que ocupa, desde 1991, no Ministério Público do Estado da Bahia, a exemplo do que fora formulado no pedido principal", decidiu a juiza.

O Supremo Tribunal Federal também recebeu ação de um partido de oposição, o PPS, contra a normação do ministro da Justiça e vai julgá-lo na quarta-feira que vem.

Agência Brasil

Tópicos
Anúncio full