Menu
Brasil

João Pessoa e Campina Grande estão entre as cidades mais inovadoras do Brasil

A capital paraibana figura na 24ª colocação, enquanto Campina Grande 30ª.

Da Redação do Diamante Online

30/06/2016 às 15:08 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

João Pessoa e Campina Grande figuram entre as cidades que mais se destacam por fazerem a diferença quando o assunto é tecnologia e inovação e que mais apostam em soluções inteligentes. É o que revela o ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems.

A capital paraibana figura na 24ª colocação, enquanto Campina Grande 30ª.

Para chegar ao resultado, o levantamento analisou 12 indicadores em 662 municípios brasileiros.

Neste ano, o título de cidade mais inovadora e que usa a tecnologia ficou para São Paulo. No ano passado, esse posto pertencia ao Rio de Janeiro.

A capital paulista aparece na primeira posição pela qualidade na oferta de infraestrutura de comunicação, como serviço de internet 4G, fibra ótica e banda larga de alta velocidade, segundo o estudo.

A inauguração da primeira unidade de Laboratório de Fabricação Digital (Fab Lab) no ano passado também contribuiu para que São Paulo alcançasse o topo do ranking. Os Fab Labs oferecem aos estudantes da rede pública cursos de técnicas de fabricação digital e acesso a maquinas de produção, como impressoras 3D.

A experiência fica de modelo para outras cidades. Neste ano, Curitiba (PR) aproveitou o histórico de inovações e conseguiu subir 8 posições – hoje está na 8ª posição do ranking. O bom desempenho veio em resposta ao investimento em banda larga.

Na tabela abaixo, você vê as 50 cidades que receberam as maiores pontuações em 2016:

Exame

Tópicos
Anúncio full