Menu
Brasil

Horários de provas do Enem seguem horário local na Paraíba; confira

Provas vão ser adiadas para 2.468 candidatos

Da Redação do Diamante Online

03/11/2016 às 12:51 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Os horários de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vão seguir o horário local na Paraíba, neste fim de semana. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no estado, tanto no sábado (5) quanto no domingo (6), os portões vão abrir às 11h (horário local) e fechar às 12h (horário local). O início das provas está marcado para as 12h30 (horário local).

Ainda de acordo com o Inep, os participantes sabatistas devem comparecer aos locais das provas no mesmo horário dos demais e aguardarem o início das provas. Os candidatos podem verificar o local de prova no site do Inep, informando CPF e senha.

Provas adiadas para mais de 2 mil
Mais de 2 mil inscritos para o Enem 2016 não vão poder fazer a avaliação no próximo fim de semana na Paraíba, conforme informou o Inep, devido à ocupação de locais de provas no estado. Ao todo, 2.468 candidatos só vão fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro.

O número é equivalente a 1,11% dos 221.945 inscritos na Paraíba. Os participantes vão ser avisados por SMS sobre o adiamento. Entretanto, não foi informado quando os novos locais de prova serão divulgados. 

Na Paraíba, estão ocupados quatro locais de prova, em três municípios. Em Areia, estão ocupados prédios do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). EmBananeiras, não vai haver prova em prédios do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias e Agroecologia da UFPB. Em Cabedelo, está ocupado o prédio principal do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

As ocupações em diversos estados são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos.

Cronograma mantido
A divulgação das notas do Enem 2016 estava prevista e foi mantida para 19 de janeiro. Segundo oInep, não houve alteração nessa data e, por isso, não vai haver interferência no cronograma das instituições que usam o Enem como processo seletivo. A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni, de acordo com o Inep. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação coloca em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.

Abaixo, veja a lista com todas as escolas ocupadas que tiveram o Enem adiado na Paraíba:

- Areia
UFPB – Centro de Ciências Agrárias – Campus Areia II - Prédios: A, B, C e D

- Bananeiras
UFPB – Agroecologia – Prédios e 2
UFPB – Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias – Prédios: 1, 2, 3 e 4

Cabedelo
IFPB – Campus Cabedelo – Prédio: Principal

G1

Anúncio full