Menu
Brasil

Caixa-preta do avião que caiu com Teori é encontrada; saiba mais

A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela Força Aérea Brasileira (FAB)

Da Redação do Diamante Online

21/01/2017 às 14:22 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A caixa-preta que registra as conversas do piloto foi encontrada pelas equipes que investigam a queda do avião em Paraty que matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e mais quatro pessoas e serão encaminhadas ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) para avaliação.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira pela Força Aérea Brasileira (FAB). Na noite de quinta feira, logo depois da queda do avião, nas proximidades de Ilha Rasa, a FAB havia comunicado à reportagem de VEJA que a aeronave modelo King Air C90GT, da Hawker Beechcraft não tinha o dispositivo.

Segundo a assessoria, a confusão se deu porque, como esse tipo de aeronave não é obrigado por lei a ter o dispositivo, a FAB considerou que ele não o possuía. A inexigibilidade de caixa preta também foi confirmada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “De acordo com o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica (RBHA) nº 91, para esta aeronave, com operação privada, não era requerida a existência de gravador de voz ou dados (caixa preta)”, disse a agência em nota a VEJA.

A aeronave fabricada em 2006 estava registrada sob o prefixo PR-SOM. Os certificados estavam em dia, conforme dados da ANAC. O registro de aeronavegabilidade valia até 2022, e o de inspeção de manutenção, até abril deste ano.

O C90GT é um turbo-hélice topo de linha considerado seguro. “É um dos modelos mais famosos, bastante confiável, e consegue voar até mesmo com um só motor”, disse o piloto Luís Guilherme Andrade, 45 anos, também dono da escola de aviação Fly Training Center. De acordo com a Flight Safe Foundation, organização que compila informações sobre acidentes aéreos em todo, desde 2010 ocorreram oito acidentes com o modelo, resultando em 11 mortes.

Veja

Anúncio full