Menu
Brasil

Primeira estação de bombeamento do Eixo Norte será acionada amanhã

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, as etapas 2N e 3N estão com 99,5% e 98,40% de execução respectivamente

Da Redação do Diamante Online

11/09/2017 às 10:12 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira (PMDB-CE), confirmou presença, nesta segunda-feira (11), na cerimônia de acionamento da primeira estação de bombeamento “EBI-1” do Eixo Norte do Projeto Integração do São Francisco, em Cabrobró (PE). Ao lado do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, ele ainda participa da abertura das comportas da Barragem de Tucutu e da visita às obras do Eixo Norte no município de Pentecoste (CE).

Eunício foi liderança chave para a retomada da Transposição do Francisco, tanto na resolução do impasse jurídico que emperrava os trabalhos no trecho que vai levar a água para o Ceará, quanto na garantia de execução dos R$ 516 milhões destinados às obras, a despeito das dificuldades orçamentárias do Governo Federal.

O acionamento da estação de bombeamento está marcada para as 10h30, e integra inclusive a programação de 89 anos de emancipação política do município de Cabrobró. Na sequência, a comitiva segue para a Barragem de Tucutú, onde abre as comportas às 11h30. A última atividade do dia será uma visita às obras da Meta 1N do Eixo Norte, em uma localidade que fica a 700 m da BR-116, sentido Jati, a 2,1 km do município de Penaforte, às 13h.

A expectativa é de que, quando concluído, o Eixo Norte da Transposição beneficie 7,1 milhões de pessoas de 223 cidades, incluindo a Região Metropolitana de Fortaleza. A previsão é de que a água do Rio São Francisco chegue ao Ceará no primeiro trimestre de 2018 e à capital do estado até o fim do segundo trimestre.

De acordo com o Ministério da Integração Nacional, as etapas 2N e 3N estão com 99,5% e 98,40% de execução respectivamente. A etapa 1N, que havia sido interrompida em decorrência da paralisação do serviço prestado pela empresa responsável pela obra, já foi licitada, retomada e está em pleno andamento com 92,47% de execução física.

Assessoria

Anúncio full