Menu
Diamante

Colegas desde o ensino fundamental, jovens diamantenses são aprovados em seleção de mestrado

Em resumo, está é a história de dois jovens diamantenses que conseguiram êxito em seus objetivos

Da Redação do Diamante Online

18/02/2017 às 16:57 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Sabe-se que o sonho de muitos jovens é chegar ao Ensino Superior e, futuramente, se tornarem bons profissionais em suas áreas de atuação. Mas, para isso, estes jovens devem ter muita determinação e dedicação, além de muita fé e apoio familiar.

Isto é o que relatam dois jovens da cidade de Diamante (PB), localizada no Vale do Piancó: Natália Érika Laurentino Barbosa e Francisco José Basilio Alves, ambos com 22 anos de idade.

Natália é filha do marceneiro José Barbosa e da Agente de Saúde Rosimere Laurentino Barbosa. Ela ingressou na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba), Campus VII em Patos, no ano de 2012 para o curso de Licenciatura Plena em Física, que irá concluir no próximo mês de abril deste ano. Recentemente, depois de passar por duas etapas de seleção, Natália conseguiu ser aprovada para cursar o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), na UEPB de Campina Grande (PB).

“São várias as dificuldades encontradas durante a trajetória acadêmica, ainda mais para quem estuda em um local e mora em outro, mas a vontade de vencer supera tudo. O curso é bastante difícil, mas nada é impossível para quem quer. Busco sempre me qualificar no que eu faço, esse é apenas o início dos planos que tracei para minha vida profissional.”, pontou Natalia.

Já Francisco José é filho dos agricultores Francisco Basilio e Lucia Basilio, residentes na zona rural do município de Diamante. Ele ingressou na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), em Patos, no ano de 2012 para o curso de Engenharia Florestal, que será concluído no próxima dia 24 de fevereiro de 2017.

Assim como Natália, Francisco José também conseguiu aprovação após realizar a prova de seleção do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais (PPGCF) da UFGC, em Patos, mesmo antes de concluir o curso, o que mostra o quanto é importante e valioso todos os esforços feitos em prol do sucesso em nossos objetivos.

“Todos os dias nos deparamos com dificuldades ou obstáculos que a vida nos impõe. Desde o ensino infantil a um curso de graduação somos postos em prova, cada passo é uma conquista, ao mesmo tempo em que se torna um motivo a mais para sempre buscarmos o melhor. Muita gente fala que pobre não se forma, que para nós tudo é mais difícil, mas é óbvio que vai ser difícil, se a vida fosse fácil não nascíamos chorando. Passei por momentos difíceis sim, durante a graduação, a saudade de casa, as noites em claro estudando, as férias reduzidas, mas nada que fosse maior do que minha vontade de vencer na vida, de dar orgulhos aos meus guerreiros (pais), que tanto sofreram e lutaram para me fazer chegar onde cheguei. Se você tem um sonho, o alimente, não de forma precipitada, e sim a cada passo, a cada conquista, pois só vale a pena no final aquilo que foi conquistado com esforço, com dificuldade, com fé. Enfim, o mundo pode te colocar em prova todos os dias, porém, ergue tua cabeça e segue em frente, pois todos caem, mas só os fracos permanecem no chão”, relatou Francisco.

Colegas desde o Ensino Fundamental ao Ensino Superior...

Francisco José e Natália foram colegas no Ensino Fundamental e concluíram o Ensino Médio na mesma turma. Eles também iniciaram o Ensino Superior juntos, depois de terem conseguido aprovação para o curso de Licenciatura Plena em Física na UEPB, onde foram colegas por uma semana, já que Francisco José tinha sido aprovado para o curso de Engenharia Florestal, curso este que ele está próximo de concluir.  

Em resumo, está é a história de dois jovens diamantenses que conseguiram êxito em seus objetivos, mesmo embora as dificuldades a qual a vida nos impõe.

Diamante Online

Anúncio full