Menu
Diamante

Prefeitura de Diamante inclui produtos da agricultura familiar na merenda escolar

Essa iniciativa é positiva para valorizar os produtores e melhor ainda para os alunos, já que estão usufruindo de alimentos saudáveis

Da Redação do Diamante Online

20/04/2017 às 17:31 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Desde a implantação do Pnae (Programa Nacional da Alimentação Escolar) pelo governo federal, a comercialização dos produtos da agricultura familiar passou a ter mais um incentivo com a venda para a merenda escolar. Com o programa, 30% dos recursos repassados aos municípios destinados à merenda escolar devem ser investidos na aquisição da produção dos agricultores familiares. Em Diamante, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, está incluindo os produtos da agricultura familiar no cardápio escolar.

A aquisição de alimentos da agricultura familiar fortalece o pequeno agricultor valorizando o seu trabalho e incentivando-o no aperfeiçoamento do plantio para que sempre possa oferecer produtos de boa qualidade para os alunos da rede pública municipal. "Isso gera renda aos produtores, que recebem assessoria técnica da Emater, e qualidade de vida aos alunos que passam a consumir alimentos orgânicos produzidos no município", comenta a prefeita Carmelita Mangueira (PSDB).

Essa iniciativa é positiva para valorizar os produtores e melhor ainda para os alunos, já que estão usufruindo de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos e muito nutritivos. A Secretaria fará um acompanhamento periódico do que é oferecido na merenda, visto que a aquisição de produtos da agricultura familiar traz muitos benefícios a todos os envolvidos, pois incentiva a produção, gera desenvolvimento, melhorando a qualidade da merenda e o rendimento escolar.

O objetivo é atender as necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, assim como promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. Os agricultores familiares têm papel fundamental dentro do Programa de Alimentação Escolar, oferecendo produtos de qualidade para complementar uma refeição saudável e saborosa, zelando pela saúde dos estudantes.

Rpscom

Tópicos
Anúncio full