Menu
Educação

Começa inscrição no Prouni; PB tem cerca de 600 bolsas em três grandes particulares

ProUni oferece bolsas de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro

Da Redação do Diamante Online

19/01/2016 às 20:11 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Começaram nesta terça-feira (19) as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), do primeiro semestre deste ano. Na Paraíba, são cerca de 600 vagas disponíveis no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), na Faculdade Maurício de Nassau em Campina Grande e João Pessoa e nas Faculdades Integradas de Patos (FIP) Essas são as maiores instituições particulares da Paraíba, mas várias outras oferecem bolsas integrais ou parciais. Consulte aqui.

O ProUni oferece bolsas de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro.

No Unipê, são 363 vagas distribuídas para os 25 cursos ofertados pela Instituição, em turnos diferentes. As graduações com os maiores números de ofertas são Direito e Engenharia Civil, com 117 e 52 vagas, respectivamente.

Para licenciatura de Educação Física são três vagas, enquanto que para o bacharelado são 18. Os outros cursos da área são: Fisioterapia, que conta com 14 bolsas. Fonoaudiologia (2); Enfermagem (26); Psicologia (23); Odontologia (4); e Medicina (7).

Nas outras áreas, são disponibilizadas vagas para os cursos de Administração (13 vagas); Ciências Contábeis (12); Arquitetura e Urbanismo (20); Ciência da Computação (6); Sistemas para Internet (9); Redes de Computadores (6); Design de Moda (5); Design de Interiores (4); Marketing (4); Logística (5); Gestão da Tecnologia da Informação (2); Gestão Financeira (2); Gestão Ambiental (4); Gestão Pública (3); e Gestão de Recursos Humanos (2).

A primeira chamada será divulgada no dia 25 de janeiro, com matrícula e comprovação das informações entre os dias 25 e 1 de fevereiro.

Já na unidade da Maurício de Nassau em Campina Grande são ofertadas 98 vagas para cursos presenciais e 13 vagas para cursos de Educação a Distância (EAD).

As oportunidades são para os cursos de Administração, Biomedicina, Direito, Educação Física, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Ciências Contábeis, Letras, Marketing, Engenharia de Produção, entre outros cursos.

Para participar do programa, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015.

Podem concorrer às bolsas de estudo, os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar, ainda, pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

As bolsas integrais, de 100%, são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês. E as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até 3 salários mínimo mensais.

Na inscrição, os estudantes podem fazer até duas opções de curso, na ordem de preferência. As inscrições serão pela internet, pelo site do ProUni. Quem não for selecionado nas chamadas regulares poderá, ainda, participar da lista de espera no período de 26 a 29 de fevereiro.

Portal Correio

Anúncio full