Menu
Educação

Estudantes do Vale do Piancó participarão da OBR 2016 que terá inicio nesta terça-feira

Evento prossegue até o dia 27 de agosto, na Estação das Artes, com entrada gratuita para o público

Da Redação do Diamante Online

23/08/2016 às 15:27 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A etapa paraibana da X (10ª) Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) será aberta nesta terça-feira (23), na Estação das Artes, no bairro Altiplano, em João Pessoa. O evento prossegue até o dia 27 de agosto com entrada gratuita para o público.

A OBR tem início às 8h, no hall da Estação das Artes, com a entrega das credenciais para os competidores e reunião com os coordenadores do evento. A partir das 8h30 haverá uma reunião com os representantes das escolas no miniauditóiro 1. A abertura oficial será às 9h, no salão de exposições. A primeira rodada do dia da competição será às 10h.

Nesta OBR 2016 foram inscritos 1.400 estudantes, divididos em 346 equipes, para a competição de Robótica deste ano, sendo a cidade de João Pessoa a segunda Capital brasileira com maior número de inscritos, ficando atrás apenas de São Paulo.

O coordenador da OBR na Paraíba, Fagner Ribeiro, ficou muito feliz com o crescimento da robótica nos últimos anos. “Isso foi resultado do engajamento de pessoas e instituições públicas na área da Robótica Educacional”, comentou Fagner Ribeiro.

No local foram montadas 16 arenas, sendo 12 para as competições e 4 arenas de testes usadas pelos competidores para treino antes da competição. Devido à quantidade de inscritos, a organização teve que dividir este ano o evento em três regionais mais a final, em datas diferentes. Os participantes poderão conferir no site da OBR a data que irá competir. A final ocorrerá com os 10 primeiros colocados das três regionais.

Como será?

Na terça-feira, às 11h, começam as competições da Regional A. Na quarta, competem as equipes da Regional B, a partir das 10h. Na quinta-feira, disputam as equipes da Regional C. Nos três dias, haverá entrega de medalhas aos três primeiros colocados dos grupos, sempre a partir das 17h.

A sexta-feira é o dia em que a organização prepara as arenas para a Final Estadual que acontecerá no sábado, a partir das 8h, quando os melhores de cada regional competem novamente para decidir quem serão os primeiros colocados do estado.

Números da OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica, na modalidade prática, surgiu em João Pessoa no ano de 2011, com 50 equipes inscritas. Em 2012, houve participação de 72 times. No ano seguinte, o evento inscreveu 80 equipes. Em 2014 e 2015 os números pularam, respectivamente, para 179 e 328 equipes. Em 2016, são 346 times disputando o torneio.

Escolas do Vale do Piancó

Algumas escolas que fazem parte da 7ª Gerencia de Ensino, sediada em Itaporanga (PB), no Vale do Piancó, estão se esforçando para levarem seus alunos para este grande evento educacional e tecnológico que será realizado na capital do Estado, João Pessoa.

(Foto: Alunos de Santana de Mangueira em sua preparação - 2015/Reprodução)

O professor de química, Jocimário Alves, relatou sobre a importância desse evento. “Enquanto educador sempre esperamos que nossos educados se desenvolvam, a OBR é uma grande oportunidade para que eles exponham seus trabalhos e conheçam um novo mundo proporcionado pela tecnologia e educação.  Desde abril de 2015 a EEEFM Padre Manoel Otaviano, na cidade ibiara, se compromete para que seus alunos tenham essa oportunidade, apesar das dificuldades, os alunos se esforçam e frequentam as aulas muitas vezes realizadas no fim de semana na escola. Assim esperamos que os exemplos desses meninos se propaguem por toda região e estado. E que tenhamos uma sociedade melhor a parti da educação”, disse.

“Estudamos para a competição desde o começo do ano, passamos horas e horas dentro de uma sala de uma planejando passo a passo para ter um melhor resultado na competição. A emoção é grande, ficamos ansiosos para que chegue logo o grande dia. Queremos trazer nome para o sertão, demonstrar que com o pouco recurso que temos dá para vencer”, disse o aluno Felipe Nunes participante da competição pela segunda vez.

(Foto: Felipe em sua primeira participação na OBR 2015/Reprodução)

A aluna Laura Feitosa falou sobre a expectativa de participar pela primeira vez da OBR (Olímpiada Brasileira de Robótica). “Será uma experiência incrível, creio que irei adquiri uma vasta aprendizagem, e que próximo ano possamos participar novamente”, pontuou.

(Foto: Aula de Robótica com alunos de São José de Caiana e Ibiara/Reprodução)

Além da escola Padre Manoel Otaviano, outras escolas do Vale do Piancó irão participar da OBR 2016. É o caso da EEEFM Adilina de Sousa Diniz (Diamante), EEEM Advogado Nobel Vita (Coremas), EEEFM Emília D. Alvarenga (Boa Ventura), EEEFM Maestro Jose Siqueira (Conceição), EEEFM Adalgisa T. Da Fonseca e ENE P. Francelino A. Neves (Itaporanga), EEEFM João Leite Neto (Nova Olinda), EEEFM Presidente Kennedy (Santana de Mangueira) e a EEEFM Otaviano Lopes (São José de Caiana).

A professora Maria do Carmo, gerente da 7ªGRE, disse que todas as escolas participantes estão recebendo apoio da Regional de Ensino. A gestora disse ainda que o transporte dos alunos e professores responsáveis será feito por ônibus conseguidos pela regência, dando segurança e conforto aos mesmos.

 

Diamante Online com Portal Correio

Anúncio full