Menu
Entretenimento

Novo golpe do WhatsApp promete pacote de dados gratuito e atinge 20 mil usuários

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a orientação é de que o usuário não abra links e arquivos suspeitos, mesmo que tenham sido enviados por pessoas conhecidas

Da Redação do Diamante Online

06/09/2017 às 11:01 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Os usuários do WhatsApp precisam ficar atentos, pois a empresa de segurança digital PSafe identificou mais um golpe no aplicativo que promete falso pacote de dados gratuitos e já atingiu pelo menos 20 mil usuários.

De acordo com o site "Leia Já", o golpe funciona da seguinte maneira: o usuário recebe um link que promete pacote de dados móveis de diversas empresas de telefonia. Ao abrir o link recebido pelo app, o usuário é convidado a fazer um breve cadastro com seu nome, número de celular e operadora e é induzido a compartilhar o falso benefício com 10 amigos.

Ao realizar os compartilhamentos, o site malicioso faz dois direcionamentos: um sugere que o usuário inclua seu número de telefone novamente, só que desta vez o cadastro é para um serviço de SMS pago - que efetua cobranças indevidas; o outro direcionamento é para baixar um aplicativo falso, que pode infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crime ou prejuízo financeiro.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a orientação é de que o usuário não abra links e arquivos suspeitos, mesmo que tenham sido enviados por pessoas conhecidas. Além disso, é possível instalar um antivírus com função antiphishing.

G1PB

Anúncio full