Menu
Entretenimento

Elba Ramalho foi a grande homenageada do Troféu Gonzagão 2018

A cerimônia aconteceu na noite de ontem (3), no Hotel Garden em Campina Grande.

Da Redação do Diamante Online

04/05/2018 às 12:50 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Durante a edição do Troféu Gonzagão 2018, que aconteceu na noite de ontem (3), em Campina Grande, a irreverência do forró deu um toque especial ao evento.

Este ano, o evento, que já se transformou em um ícone da cultura popular nordestina, teve como principal homenageada a cantora Elba Ramalho.

A cerimônia aconteceu no Teatro do Centro de Convenções Raymundo Asfora, no Garden Hotel e Resort, e foi um momento de confraternização entre os artistas que representam a musicalidade do Nordeste brasileiro pelo mundo, cujos melhores momentos vão ser exibidos no dia 12 de maio em um programa especial, após o Jornal Hoje, na TVs Cabo Branco e Paraíba.

Na condição de principal homenageada da noite, a cantora Elba Ramalho disse estar muito emocionada e agradecida, uma vez que o prêmio representa o reconhecimento ao trabalho dela.

É como se fosse o primeiro. Reconhecer o trabalho nos incentiva a melhorar sempre, nunca se acomodar, procurar se renovar para poder surpreender as pessoas. Me sinto grata que vejam que vale a pena homenagear Elba Ramalho, por ela ter plantado alguma boa semente nesse mundo, destacou a cantora, acrescentando ainda estar muito feliz em fazer parte da programação O Maior São João do Mundo deste ano.

O cantor e compositor Flávio José, que também foi homenageado no Troféu Gonzagão, agradeceu ao público e aos colegas compositores que contribuíram para que ele se tornasse um artista reconhecido. Quero dividir [a premiação] com os autores e com o público, que me deu a oportunidade de chegar até aqui, frisou.

Muitos outros artistas foram homenageados, entre eles o cantor e compositor Gonzaguinha (In Memoriam), o filho dele, Daniel Gonzaga, o Trio Nordestino, pelos 60 anos de sucessos, o Trio Mossoró, por manter única formação durante 60 anos, além de outros nomes como Dorgival Dantas, Mestrinho e Bráulio Tavares.

Cerca de 100 artistas participaram do evento, além de 800 convidados que lotaram o teatro para celebrar a grandiosidade da música nordestina e a sua importância para a cultura popular.

De acordo com os idealizadores do evento, o Troféu Gonzagão é um movimento cultural que engrandece a Paraíba e todo o Nordeste, antecipando as comemorações O Maior São João do Mundo, que este ano acontece do dia 1º de junho ao dia 1º de abril e dando ao forró o glamour que ele merece.

Estamos gratos e felizes em compartilhar com todos está realização. Agradecemos também a todos esses artistas maravilhosos quem emprestam seu nome e vem com tanta beleza fazer este evento que não mais só de Campina Grande, é do Brasil, destacou Rilávia Cardoso, idealizadora do evento e presidente do Instituto Intercultural Brasil (Inbra).

O nome Troféu Gonzagão foi escolhido em homenagem ao rei do baião, Luiz Gonzaga, responsável por apresentar a cultura nordestina para o Brasil. A premiação é parte do calendário de eventos de Campina Grande e é uma forma de enaltecer e reconhecer os artistas que trazem consigo a essência da cultura do Nordeste, traduzida em suas obras.

Criado com a proposta de fortalecer e exaltar as expressões artístico-culturais brasileiras, o Troféu Gonzagão já homenageou diversos músicos, cineastas, escritores e cordelistas. Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Marinês, Sivuca, Nando Cordel, Zé Dantas, Raimundo Fagner, Alcione, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Quinteto Violado, Falamansa, Carlinhos Brown, estão entre aqueles que já foram prestigiados pelo evento.

A cantora Elba Ramalho anunciou, durante o evento, que no dia 11 de outubro, aniversário de Campina Grande, estará gravando um DVD na cidade, para comemorar seus 40 anos de trajetória.

G1 PB

Anúncio full