Menu
Esportes

Cigano luta com inteligência e derrota Ben Rothwell por pontos na Croácia

Brasileiro se recupera de derrota por nocaute para Alistair Overeem

Da Redação do Diamante Online

11/04/2016 às 12:37 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Em suas últimas seis lutas, o peso-pesado Junior Cigano acumulou uma curiosa estatística: alternou uma vitória com uma derrota. Vindo de derrota para Alistair Overeem, o brasileiro teve pela frente o gigante Ben Rothwell no UFC Croácia neste domingo, e manteve a escrita. Com uma atuação segura e inteligente, com muita movimentação e minando o adversário durante toda a luta, Cigano venceu por decisão unânime dos juízes (triplo 50-45) e foi ovacionado pelo público croata, que cantou seu nome em coro logo após a luta, com o ex-campeão sobre a grade.

- Vocês fizeram a minha experiência na Croácia maravilhosa. Obrigado por isso. Estou muito agradecido por ter podido vencer essa luta por vocês. Usamos a estratégia certa, porque nãos e pode ir de encontro a um cara tão grande como Ben Rothwell. Eu usei o meu boxe. Esqueçam meu jiu-jítsu e o meu wrestling. Eu sou um cara do boxe - disse o brasileiro, após saudar o público em servo-croata, a língua local, e ser mais uma vez muito aplaudido.

A luta

A luta começou com Cigano circulando pelo octógono, ao som do seu nome gritado em altos brados pelos torcedores croatas. Alternando golpes na cabeça e no tórax de Rothwell, o brasileiro mostrava velocidade e incomodava o americano. Sempre perseguindo Cigano pelo octógono, Ben Rothwell tentava encurtar a distância para buscar a luta agarrada. Atento à estratpegia do rival, o brasileiro se movimentava e evitava ser encurralado na grade, mas o americano desferia golpes potentes que ameaçavam Cigano a todo momento.

A estratégia do brasileiro não mudou no segundo round. Circulando bastante e alternando socos no abdôme de Rothwell com socos na cabeça, o brasileiro confundia o americano e minava o seu gás. Rothwell demonstrava irritação com o jogo do brasileiro e algumas vezes atacava desordenadamente, abrindo espaço para os contragolpes. Uma dedada involuntária no olho direito do brasileiro aplicada por Rothwell interrompeu a luta por cerca de um minuto para que Cigano se recuperasse.

De volta ao combate, já com um sangramento no nariz e o olho bastante inchado, Rothwell não conseguia manter o ritmo do início da luta, e recebeu um golpe muito duro seguido de um pisão no peito que o jogaram na grade, já caído. Cigano partiu para cima, mas o round acabou logo em seguida.


Com o nome voltando a ser gritado pelos croatas, Cigano voltou para o terceiro round mais confiante, mas obediente à estratégia traçada para o combate. Circulando muito e aplicando golpes precisos, combinando jabs e diretos, o brasileiro mantinha a luta sob controle e somava golpes significativos e pontos na contagem dos juízes laterais, e impedia que Rothwell conseguisse imprimir o seu ritmo na luta.

No quarto round, em clara vantagem na luta, Cigano mantinha seu ritmo, e Rothwell se mostrava inseguro sobre o que fazer, já que nada do que havia tentado até então havia surtido efeito. O americano passou a tentar aplicar chutes altos e no tórax do brasileiro, mas todos os golpes foram respondidos pelo brasileiro, que conectava mais golpes e se movimentava constantemente, controlando o combate.

Com o olho direito bastante machucado, Ben Rothwell voltou para o quinto round mais agressivo, tentando fintar para se aproximar de Junior Cigano, mas o brasileiro mantinha sua movimentação e evitava a aproximação do americano. Os jabs na linha de cintura continuavam surtindo efeito, e mantinham Rothwell à distância, fazendo o tempo passar. Mostrando ótimo preparo físico, Cigano não diminuia a circulação pelo octógono e agredia o americano com inteligência, acertando golpes seguidos e somando pontos importantes, que garantiram a vitória sem sustos.

Combate.com

Tópicos
Anúncio full