Menu
Esportes

Fifa precisa focar em direitos humanos, diz relatório

Entidade máxima do futebol mundial recebeu indicações de membro da ONU

Da Redação do Diamante Online

14/04/2016 às 20:04 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Fifa precisa fazer dos direitos humanos um de seus principais objetivos, alinhando-o com o incentivo ao esporte e obtenção de lucro. As recomendações, divulgadas nesta quinta-feira, são de um ex-funcionário de alto escalão da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com John Ruggie, ex-representante especial do secretário-geral da ONU para negócios e direitos humanos, a entidade que administra o futebol mundial, afetada recentemente por escândalos de corrupção, deveria estar preparada para usar seu poder de negociação para fazer com que os países que competem para sediar a Copa do Mundo protejam os direitos das pessoas que constroem os estádios.

"É necessária uma mudança cultural que deve afetar tudo que a Fifa faz e como o faz. Isto inclui criar e usar sua influência para abordar estes riscos com a mesma determinação com que se empenha em interesses comerciais ", afirmou o documento.

As recomendações vieram à tona duas semanas após a Anistia Internacional detalhar abusos de direitos humanos cometidos nos preparativos do Catar para o Mundial de 2022, entre eles a cobrança de taxas de recrutamento de operários do Nepal e da Índia e moradias insalubres. As autoridades do Catar disseram estar trabalhando para resolver os problemas.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino afirmou que a entidade irá implementar as recomendações de Ruggie: "Estamos totalmente comprometida com o respeito aos direitos humanos".

Band

Tópicos
Anúncio full