Menu
Esportes

Seleção masculina vai encarar África do Sul, Iraque e Dinamarca na 1ª fase

O atual campeão México, Coreia do Sul, Fiji e Alemanha, formam o Grupo C

Da Redação do Diamante Online

14/04/2016 às 20:05 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um sorteio realizado nesta quinta-feira no Maracanã definiu os três adversários do Brasil na fase de grupos do futebol masculino nos Jogos Olímpicos do Rio. O primeiro rival no caminho em busca do ouro inédito será a África do Sul, dia 4 de agosto, às 16h (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Em seguida, a seleção brasileira duelará com Iraque e, por fim, Dinamarca por uma das duas vagas do Grupo A nas quartas de final.

Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo abrigarão jogos da disputa, que começa em 4 de agosto e termina no dia 20, com a decisão no Maracanã. Assim, o caminho do Brasil na primeira fase fica o seguinte: após encarar a África do Sul na estreia em Brasília, a Seleção volta a jogar na capital federal em 8 de agosto, às 22h (de Brasília), para enfrentar o Iraque. A última partida da primeira fase será três dias contra a Dinamarca, na Fonte Nova, em Salvador, às 22h (de Brasília).

O Grupo B, de onde sairá o adversário do Brasil nas quartas caso a Seleção passe de fase, é o mais equilibrado, com Japão, Colômbia, Nigéria e Suécia. Cabeça de chave no D, a Argentina terá Argélia, Honduras e Portugal como adversários na primeira fase. O atual campeão México, Coreia do Sul, Fiji e Alemanha, formam o Grupo C.

Caso avance na primeira colocação do grupo A, a seleção brasileira jogará as quartas de final na Arena Corinthians, em São Paulo, no dia 13 de agosto, às 22h (de Brasília). Nesta hipótese, se avançar, o time joga a semifinal no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 17, às 13h (de Brasília). Se a Seleção se classificar na segunda colocação do grupo, disputará as quartas na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 13, às 16h (de Brasília). Neste caso, se passar, jogará a semifinal na Arena Corinthians, em São Paulo, no dia 17, às 16h (de Brasília).

A princípio, o time será comandado pelo técnico Dunga durante a competição e contará com a participação de Neymar em uma das três vagas para atletas acima de 23 anos. A CBF tenta negociar com o Barcelona a liberação do capitão para a disputa dos Jogos e da Copa América Centenário, que será realizada em junho, mas o clube já se manifestou alegando que só pretende dar o aval para que o camisa 11 dispute apenas uma das competições.

O Barça tem a obrigação de permitir a participação de Neymar na Copa América, competição prevista no calendário oficial da Fifa. Entretanto, o clube desejaria que a CBF abrisse mão de contar com o atacante no torneio nos EUA para poder deixar o caminho livre para sua participação nos Jogos do Rio - que ocorrerão quando a temporada europeia já terá começado. A prioridade de Dunga e da confederação seria a briga pela medalha de ouro inédita.

O Brasil ainda busca a conquista do ouro no futebol olímpico. No masculino, são cinco medalhas até o momento: prata em Los Angeles 1984, Seul 1988 e Londres 2012; bronze em Atlanta 1996 e Pequim 2008.

Globo Esporte

Anúncio full