Menu
Esportes

Análise: Ederson já recomeçou. Agora falta ser o número 10 do Flamengo

Gol da vitória sobre o Internacional é chance de jogador assumir posição de relevância no time do Flamengo

Da Redação do Diamante Online

30/06/2016 às 14:16 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Desde que chegou ao Flamengo, no segundo semestre do ano passado, Ederson é ligado a termos como recomeço, volta por cima ou recuperação. Tudo por conta das dificuldades – principalmente físicas – que enfrenta para ter uma sequência de partida. Na segunda chance consecutiva como titular sob o comando de Zé Ricardo, ele marcou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Internacional, o que pode levar automaticamente à repetição desses chavões. Mas é melhor que não seja assim. Melhor para o Flamengo e para o próprio Ederson. É fundamental que o camisa 10 passe a ter e encarar sua responsabilidade.

Ederson foi uma das principais contratações do Flamengo em 2015. Chegou com a bagagem de ter passado por clubes relevantes da Europa e pela seleção brasileira. Mas enfrentou algumas lesões que o impediram de que fosse cobrado. Assim, a comissão técnica dedicou atenção especial ao meia na pré-temporada de 2016. Tanto que sua estreia na atual temporada foi apenas na 10ª partida oficial da equipe no ano, em março. A intenção foi fazer com que ele não enfrentasse mais problemas físicos.

Isso ocorreu, de fato. Ederson foi poupado em alguns jogos para que houvesse novas lesões, mas não teve mais chances por questões técnicas. Em quase um ano de Flamengo, disputou apenas 31 jogos e marcou seu quarto gol. Agora, com a confiança dada por Zé Ricardo, chegou a hora de Ederson aproveitar o momento e deixar de lado a confortável posição daquele que está recomeçando. O momento é de sentir o peso da camisa 10 e usá-lo a seu favor. Assumir a posição de um dos principais nomes do elenco rubro-negro.

Para isso, um passo importante é se ajustar fisicamente. Das 20 partidas que disputou em 2016, Ederson atuou os 90 minutos em apenas duas - uma pela Copa do Brasil e outra pelo Campeonato Carioca. Contra o Internacional, deixou o campo aos 10 minutos do segundo tempo. Para ser um dos protagonistas, o meia precisa se mostrar capaz de aguentar uma dura sequência de jogos sem ter de ser preservado.

Por enquanto, Ederson se esforça. Contra o Internacional, chamou a atenção pela movimentação e pela disposição de ajudar em várias funções. No primeiro tempo, apareceu bem no ataque para fazer o gol e foi importante na marcação pelo lado esquerdo, incomodando Vitinho. O próximo passo é incomodar, ser objeto preocupação do adversário. Fazer, quem sabe, o técnico rival destacar um homem para tentar pará-lo.

- O gol no futebol é sempre importante porque ressalta o trabalho feito por trás. Acho que ele vai me dar mais confiança, e espero continuar tendo oportunidades para aumentar meu ritmo de jogo. A única coisa que quero é ajudar o Flamengo. Quero trabalhar muito para que isso aconteça. O gol me dá confiança para conseguir meus objetivos com foco, força e fé - disse o camisa 10 após a partida.

globoesporte.com

Anúncio full