Menu
Esportes

Atlético Nacional vence Del Valle e é bicampeão da Libertadores

Logo na sequência, aos 30, foi a vez de Borja quase marcar

Da Redação do Diamante Online

28/07/2016 às 15:43 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Atlético Nacional é campeão da Copa Libertadores de 2016. Precisando apenas de uma vitória simples para faturar o bicampeonato do torneio continental, os colombianos fizeram o dever de casa contra o Independiente del Valle, nesta quarta-feira, no Estádio Atanasio Girardot, e venceram pelo placar de 1 a 0, coroando uma grande campanha na competição.

Os colombianos não tiveram muitas dificuldades para garantir a vitória. O gol do triunfo saiu logo aos oito minutos da primeira etapa, em finalização de Berrío. No restante da partida, o Atlético Nacional ainda teve algumas chances para ampliar o marcador, mas parou nos erros de finalização e no goleiro Azcona. O placar de 1 a 0, no entanto, foi suficiente para a equipe de Medellín garantir o bicampeonato do torneio continental, vencido pela primeira vez no ano de 1989.

Com o título da Copa Libertadores, o Atlético Nacional garante vaga para o Mundial de Clubes de 2016, que será realizado no Japão. O torneio já tem equipes como Real Madrid, da Espanha, América, do México, e Auckland City, da Nova Zelândia, entre as confirmadas.

O jogo – Atuando em um estádio lotado de torcedores, o Atlético Nacional começou a partida exercendo uma enorme pressão.

Logo com um minuto de jogo, Borja recebeu bola de Guerra, passou por Mina, invadiu a área e chutou a bola com perigo por cima do travessão. Na sequência, aos três, mais um susto dos colombianos. Bocanegra arriscou finalização rasteira de fora da área e mandou muito perto da trave.

Com a imensa pressão, o Atlético Nacional não demorou para abrir o placar. Aos oito minutos, Macnelly Torres cobrou falta para dentro da área, a zaga do Del Valle se confundiu e a bola bateu na trave. O rebote voltou caprichosamente no pé do atacante Miguel Borja, que só teve o trabalho de chutar firme e sair para comemorar o primeiro gol.

Mesmo após sair atrás no placar, o Independiente del Valle não conseguia se organizar ofensivamente, abusando das ligações diretas para o ataque. Com isso, o Atlético Nacional seguiu exercendo o domínio do jogo.

Aos 30 minutos, os colombianos aumentaram o volume ofensivo e tiveram uma grande chance para ampliar. Macnelly Torres arriscou chute de fora da área e obrigou Azcona a se esticar para afastar. Berrío chegou primeiro que o goleiro no rebote, porém, tentou forçar um pênalti inexistente e perdeu boa chance para pegar a zaga desarrumada.

Logo na sequência, aos 33, mais uma boa chance dos colombianos. Marlos Moreno recebeu lançamento da esquerda, deu uma caneta em Núñez e cruzou rasteiro com muito perigo para Berrío. No entanto, Azcona estava atento e se antecipou para espalmar e salvar o Del Valle.

O jogo seguiu eletrizante. Aos 34, foi a vez dos equatorianos assustarem pela primeira vez. José Angulo recebeu ótimo lançamento de Sornoza, invadiu a área e bateu com muito perigo por cima do gol.

Após o momento de agitação, o duelo esfriou nos minutos finais da primeira etapa e seguiu para o intervalo com vitória parcial de 1 a 0 para o Atlético Nacional.

A partida voltou para o segundo tempo e, logo com um minuto de jogo, o Independiente del Valle teve uma boa oportunidade para empatar. Uchuari recebeu na entrada da área, aplicou um chapéu em Bocanegra e, na hora do chute, acabou bloqueado dentro da pequena área em carrinho de Henríquez.

Após o susto, o Atlético Nacional retomou o ritmo do primeiro tempo e voltou a criar as melhores chances. Aos sete minutos, Marlos Moreno recebeu dentro da área, cortou Caicedo e ficou cara a cara com o goleiro. O atacante, no entanto, preferiu rolar para Berrío, que chutou e mandou para fora.

Os colombianos tiveram outra ótima chance aos 16 minutos. Borja recebeu na entrada da área, ganhou de Mina no corpo e ficou de frente para o gol. O atacante finalizou cruzado, mas a bola foi pela linha de fundo.

Aos 19 minutos, o Independiente del Valle mostrou que ainda não estava entregue e criou uma boa chance. Cabezas tocou para Uchuari dentro da área, que dominou e bateu cruzado. A bola chegaria viva de frente para o gol, porém, Sánchez conseguiu afastar.

Depois da chance dos equatorianos, no entanto, o Atlético Nacional voltou a pressionar. Aos 26, Macnelly Torres deu um ótimo lançamento para Marlos Moreno, que chegou na bola antes que o goleiro Azcona e mandou de cabeça com o gol livre. A bola, no entanto, foi para fora.

Logo na sequência, aos 30, foi a vez de Borja quase marcar. O atacante recebeu livre na grande área e mandou uma bomba em chute cruzado, obrigando Azcona a fazer uma grande defesa.

Nos minutos finais, o Atlético Nacional se concentrou em administrar o placar que garantia o título e fez isso com muito sucesso. Sem correr perigo em nenhum momento, os colombianos só esperaram o apito final e puderam comemorar o bicampeonato da Copa Libertadores.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO NACIONAL-COL 1X0 INDEPENDIENTE DEL VALLE-EQU

Local: Estádio Atanasio Girardot, em Medellín (Colômbia)
Data: 27 de julho de 2016, quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Nestor Pitana (Argentina)
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (Argentina) e Ariel Scime (Argentina)
Cartões Amarelos: Alejandro Guerra e Miguel Borja (Atlético Nacional); Mario Rizotto e Junior Sornoza (Independiente del Valle)
Gols: ATLÉTICO NACIONAL – Miguel Borja, aos oito minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO NACIONAL: Franco Armani, Daniel Bocanegra, Davinson Sánchez, Alexis Henríquez e Farid Díaz; Alexander Mejía, Alejandro Guerra (Diego Arias) e Macnelly Torres; Orlando Berrío, Marlos Moreno (Ibargüen) e Miguel Borja (Rescaldani)
Técnico: Reinaldo Rueda

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Librado Azcona, Christian Núñez, Arturo Mina, Luis Caicedo e Emiliano Tellechea (Miller Castillo); Mario Rizotto, Jefferson Orejuela, Julio Angulo (Jonathan González), Junior Sornoza (Uchuari); Bryan Cabezas e José Angulo
Técnico: Pablo Repetto

Gazeta Esportiva

Anúncio full