Menu
Esportes

Follmann deixará Colômbia, rumo a SP, nesta segunda-feira

Goleiro, que teve a perna amputada, chega à capital paulista na madrugada de terça-feira. Ele passará por nova cirurgia no hospital Albert Einstein

Da Redação do Diamante Online

12/12/2016 às 19:41 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Jackson Follmann será o primeiro dos quatro sobreviventes brasileiros da tragédia na Colômbia a retornar ao país. O goleiro da Chapecoense deixará Medellín nesta segunda-feira, às 15h (horário de Brasília), e deve chegar a São Paulo por volta de 1h da madrugada de terça-feira. Follmann, que teve parte da perna direita amputada, ficará internado no hospital Albert Einstein, na capital paulista, onde passará por nova cirurgia.

Em entrevista ao SporTV nesta segunda-feira, o cardiologista Francisco Souto, chefe médico da aeronave que levará Follmann ao Brasil, detalhou o plano de voo. “Faremos uma escala técnica em Manaus, para abastecimento e regularização do voo, e depois vamos direto para São Paulo”, explicou.

O médico disse que o avião é uma espécie de “UTI móvel”. “A aeronave que a gente está aqui em Medellín é um Phenom 300, uma aeronave dedicada ao transporte aeromédico, onde temos todos os recursos para manter a vida e o tratamento que for necessário. Temos respiradores, desfibriladores, oxímetro, medicamentos, enfim, tudo que é necessário para transportar o paciente.”

Follmann, de 24 anos, teve parte da perna direita amputada e tem situação estável. O jogador se comunica normalmente e, inclusive, já mandou recados aos amigos e familiares. Ele terá de passar por uma nova cirurgia, na segunda vértebra cervical, antes de retornar à Alecrim (RS), sua cidade natal.

Os outros sobreviventes devem permanecer mais alguns dias na Colômbia. O lateral Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel estão em melhor situação e já deixaram a UTI. O zagueiro Neto, último a ser resgatado, já consegue respirar sem a ajuda de aparelhos e chegou a perguntar sobre o jogo contra o Atlético Nacional, mas seu quadro ainda é considerado grave.

Veja

Tópicos
Anúncio full