Menu
Esportes

Paraibano vai começar em 7 de janeiro sem dois grandes clássicos na 1ª fase

Depois de reunião na FPF com os 10 clubes que vão participar do Paraibano, ficou definido que competição vai ter dois grupos e 16 datas. Clássico Emoção e Botauto só poderão acontecer na 2ª fase

Da Redação do Diamante Online

25/10/2017 às 19:37 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Depois de uma longa reunião, que durou todo o dia desta terça-feira, o Campeonato Paraibano de 2018 finalmente tem as suas definições. E muitas das decisões confirmaram o que já vinha sendo discutido extraoficialmente. Pois a principal competição do Estado vai começar em 7 de janeiro e vai terminar no dia 8 de abril, somando 16 datas para a sua realização

Além disso, a fórmula adotada vai ser similar à proposta pelo presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, com apenas algumas pequenas alterações. E com o modelo adotado, de 10 times separados em dois grupos de cinco, pode ser que não haja, no próximo campeonato os clássicos Emoção e Botauto.
Em 2018, a fórmula do Paraibano terá 10 times divididos em dois grupos de cinco, que vão duelar com todos os outros do outro grupo em jogos de ida e volta. Após 10 rodadas, vão se classificar direto para as semifinais o campeão de cada grupo.

Além disso, o segundo e o terceiro colocado do Grupo A e o segundo e o terceiro colocado do Grupo B vão se enfrentar em mata-mata de dois jogos (dentro dos próprios grupos, mas em confrontos inéditos), para saber quem vai para as semifinais.

Enquanto isso, no lado de baixo da tabela, vai acontecer um quadrangular da morte, com jogos de ida e volta entre os dois times de pior campanha de cada grupo.
No Grupo A, ficaram Botafogo-PB, Campinense, Auto Esporte, Sousa e Nacional de Patos. Já no Grupo B, Treze, Atlético de Cajazeiras, Serrano-PB, CSP e Desportiva Guarabira.

Os times do Grupo A enfrentam o do B em partidas de ida e volta. Sendo assim, pode ser que não aconteçam jogos entre Botafogo e Campinense, o Clássico Emoção; nem o clássico da capital entre Botafogo e Auto Esporte, o Botauto. Isso só aconteceria ou numa eventual fase de mata-mata, ou, o que é ainda mais improvável, num quadrangular da morte.


Falta agora definir a tabela completa da competição, com os jogos rodada a rodada.

Por Hévilla Wanderley

Tópicos
Anúncio full