Menu
Esportes

Campinense e Treze estreiam neste domingo na Série D do Campeonato Brasileiro 2018

As chegadas de Maxuell Samurai e Leandro Love traz novas opções no setor ofensivo ao comandante da equipe.

Da Redação do Diamante Online

22/04/2018 às 12:27 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Série D do Campeonato Brasileiro começa neste domingo. Campinense e Treze, representantes da Paraíba na competição nacional, estão entre as 68 equipes participantes divididas em 17 grupos regionalizados, que buscam o acesso.


A Raposa está no Grupo 8 e vai enfrentar Fluminense de Feira de Santana-BA, Murici-AL e Flamengo de Arcoverde-PE. Já o Galo encara Vitória da Conquista-BA, Santa Rita-AL e Itabaiana-SE no Grupo 9.

O Campinense estreia neste domingo às 16h, no Amigão, contra Fluminense de Feira, pela primeira rodada do Grupo 8. Já o Treze pega o Vitória de Conquista fora casa.

A competição mantém o formato de 2017. A segunda fase terá 32 times - os 17 melhores de cada chave e os 15 melhores segundos colocados. A partir desta fase, segue o mata-mata até a definição do campeão. As quatro equipes que alcançarem as semifinais garantem o acesso à Série C.

O Campinense busca a seis anos o acesso. Em 2012, na primeira vez do Campinense na Série D (após o rebaixamento na terceira divisão do ano anterior), o time comandado por Freitas Nascimento chegou ao final da quinta rodada com seis pontos. Em 2013, o Campinense acabou ficando de fora das decisões do Campeonato Paraibano e, por isso, não disputou o Brasileiro da Série D.

Em 2014, ano que a Raposa não passou nem mesmo da primeira fase, o Rubro-Negro somava os mesmos seis pontos de 2012. Acabou se complicando mais para a frente, não se classificou, mas ainda assim terminou a primeira fase com uma média de mais de um ponto por rodada. Média esta superior à atual.

Nos últimos dois anos, campanhas bem melhores. Na melhor de todas, em 2015, a Raposa chegou ao término da quinta rodada com oito pontos conquistados, o que acabou refletindo no final da fase de grupos, quando a Raposa conseguiu a classificação em primeiro lugar da chave, com 14 pontos.

Em 2016, a situação foi mais ou menos a mesma. Após cinco rodadas, sete pontos conquistados e fim da fase de grupos com 10 pontos, em primeiro lugar (neste último ano, inclusive, já no atual sistema de disputas.

Nos dois últimos casos, o Campinense acabou perdendo a chance do acesso ao ser eliminado nos pênaltis, por Operário-PR e Itabaiana respectivamente.

No ano passado, a Raposa foi eliminada na segunda fase pelo Fluminense de Feira de Santana.

A partir deste ano a Raposa espera reescrever outra história este ano e subir para a Série C. O time também foi totalmente reformulado.. Desde o fim do Campeonato Paraibano, no qual ficou com o vice-campeonato, o Campinense fez uma grande reestruturação no elenco, dispensando seis atletas e contratando outros nove. Foram contratados os atacantes Denilson, Dan e Danilo Bala, o meia Marcelinho, o lateral-direito Douglas Santos, o zagueiro Saulo e os volantes Fábio Leite, Gustavo Henrique, e o volante Jorginho, jogador de 27 anos estava até bem pouco tempo defendendo as cores do Santa Cruz.

Em compensação foram dispensados, o zagueiro Rafael Araújo, titular em boa parte dos jogos rubro-negros até agora, o lateral-direito Orlan, os volantes Marcelo Silva e Fabinho, além dos atacantes Matheus Ortigoza e Robinho.

O técnico Ruy Scarpino deve utilizar alguns dos novos atletas e mandar a campo o time que no meio de semana venceu o CRB por 1 x 0 pelo pré-nordestão.

Ruy Scarpino esboçou a equipe titular com: Jeferson, Alex Murici, William Goiano, Rafael Jensen e Jackinha; Beto, Felipe Macena e Marcinho; Danilo Bala, Tarcísio e Muller Fernandes

Galo - O Treze foi rebaixado para a Série D em 2014, e está de volta a competição, após dois anos fora. Em 2015, o Galo goleou o Estanciano por 4 x 0 na última rodada, mas foi eliminado da competição nacional.

Este ano, o alvinegro espera escrever outra história. No Grupo A9, o Alvinegro de Campina Grande vai ter pela frente os alagoanos do Santa Rita, os baianos do Vitória da Conquista e os sergipanos do Itabaiana.

O técnico Flávio Araújo, é a aposta da diretoria do Treze para conseguir subir para a Série C de 2019. Flávio carrega consigo a fama de “rei do acesso” pelas campanhas vitoriosas por Icasa, América-RN, Sampaio Corrêa, River-PI e CSA. A expectativa dos dirigentes do Galo é que o treinador consiga repetir o feito com a camisa alvinegra.

O Galo que já foi eliminado de três competições este ano, reformulou toda a equipe. Isso porque, o Treze precisa do acesso para não ficar sem calendário no segundo semestre do ano que vem. Dez jogadores no total, deixaram o PV como o atacante Edinho Canutama, o volante Guto, os goleiros Rafael Copetti e Saulo, o zagueiro Fernando Lopes, entre outros, e um pacotão chegou ao PV.

Em contra partida, foram contratados os goleiros Ramon Alcântara (ex-Democrata de Governador Valadares-MG) e Mauro Iguatu (ex-Floresta-CE/Nacional de Patos), os laterais esquerdo Zé Carlos (ex-Floresta-CE) e Silva (ex-Nacional de Patos), o zagueiro Nilson Júnior (ex-Sousa), os volantes Carlos Copetti (ex-Penapolense-SP) e Patrick (ex-Nacional de Patos) e o meia Rayllan (ex-Portuguesa-RJ) já haviam sido apresentavam e estavam treinando com seus companheiros remanescentes do estadual.

O último setor a ser reforçado foi o ataque. Duas peças desembarcaram no bairro São José. Maxuell Samurai de 26 anos, estava na Caldense-MG, e atuou em 2013 pelo Botafogo-PB. O outro atacante apresentado foi Leandro Love, que tem 32 anos. O jogador tem passagens pelo futebol paulista, onde defendeu a Penapolense, Oeste e São Bento.

A equipe comandada por Flávio Araújo deve jogar com a mesma formação do amistoso realizado no último domingo, quando venceu o Belo Jardim por 2 a 1 no Presidente Vargas. No entanto, novidades podem surgir. As chegadas de Maxuell Samurai e Leandro Love traz novas opções no setor ofensivo ao comandante da equipe. Samurai é, inclusive, um dos sete jogadores que foram regularizados pelo clube nessa quarta-feira.

Os goleiros Mauro Iguatu e Ramon Alcântara, o zagueiro Nilson Júnior, o volante Carlos Copetti e o lateral-esquerdo Zé Carlos também já estão à disposição do treinador, assim como o lateral-esquerdo Silva, que teve seu nome registrado no BID da CBF.

O Galo deve iniciar a quarta divisão nacional atuando com Mauro Iguatu, Alex Travassos, Ítalo, Nilson Júnior e Silva; Carlos Copetti, Dedé, Rayllan, Beleu e Marcelinho Paraíba; Maxwell Samurai.

PB Agora

Tópicos
Anúncio full