Menu
Esportes

Seleção brasileira decepciona em estréia morna com empate contra a Suíça

Brasil abriu placar com golaço de Coutinho, mas cedeu empate em lance de bola parada e não teve forças para chegar à vitória em seu primeiro teste

Da Redação do Diamante Online

18/06/2018 às 12:32 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Copa do Mundo de 2018 não começou como a seleção brasileira gostaria. Com pouca inspiração e mais nervoso do que o de costume, o Brasil ficou no empate em 1 a 1 neste domingo (17), em Rostov, em jogo contra a Suíça pelo Grupo E do Mundial .

A seleção brasileira abriu o placar cedo, aos 19 minutos do primeiro tempo, com golaço de Philippe Coutinho. Mas os comandados por Tite encontraram muita dificuldade no segundo tempo, após sofrer o empate em gol de escanteio. O Brasil esbarrou em uma boa marcação do lado suíço e dependeu muito da individualidade de Neymar – que não estava inspirado – para ameaçar o gol de Sommer.

A seleção volta a entrar em campo na sexta-feira (22), às 9h, no horário de Brasília, contra a Costa Rica, em São Petersburgo. Os suíços jogam no mesmo dia, às 15h, contra a Sérvia.

Os sérvios lideram o Grupo E da Copa do Mundo devido à vitória por 1 a 0 contra a Costa Rica na manhã deste domingo.

Primeiro tempo morno, com golaço de Coutinho

A seleção suíça tomou a iniciativa nos minutos iniciais da partida, conseguindo a primeira finalização com Dzemaili, aos 3 minutos. A bola saiu por cima, assustando Alisson.

Neymar, então, usou a habilidade para vencer duas disputas seguidas e conseguiu intimidar os adversários, abrindo caminho para que o Brasil assumisse o controle das ações ainda antes dos dez minutos de jogo.

A primeira boa chance brasileira veio aos 11 minutos, após boa combinação entre Coutinho e Neymar que sobrou para Paulinho concluir na entrada da pequena área para ótima defesa do goleiro Sommer, que mandou a escanteio (não assinalado pela arbitragem).

Aos 19 minutos, o golaço: Philippe Coutinho pegou rebatida da defesa suíça na entrada da área e bateu colocado no ângulo esquerdo do goleiro Sommer. Foi um gol com a identidade de Philippe Coutinho.

Daí em diante, o Brasil entregou a bola para a Suíça e pouca coisa aconteceu. Os lances seguintes de maior relevância foram um cartão amarelo para Lichsteiner após falta em Neymar, aos 30 minutos, e uma saída arriscada de Alisson com os pés, aos 38.

O Brasil voltou a chegar aos 41 minutos, com uma boa enfiada de bola de Paulinho para Gabriel Jesus, mas o jogador do Manchester City não conseguiu superar a marcação e perdeu a posse. Já nos acréscimos da primeira etapa, Thiago Silva conseguiu cabecear após escanteio pela direita e a bola saiu por cima da meta defendida por Sommer.

Suíça dificulta jogo do Brasil no segundo tempo

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem alterações e logo veio o gol de empate, em um lance polêmico. Zuber subiu sozinho dentro da área após cobrança de escanteio e cabeceou sem chances de defesa para para Alisson. O suíço, no entanto, empurrou Miranda antes de concluir para gol, mas o árbitro mexicano Cesar Ramos não apontou a infração e nem pediu o auxílio do árbitro de vídeo no lance.

O Brasil demorou um pouco a se reerguer na partida e só conseguiu chegar à meta Suíça aos 12 minutos. Marcelo tocou para Neymar dentro da área, que tentou repetir o gol marcado no amistoso contra a Croácia, duas semanas atrás, cortando para o zagueiro e batendo no canto do goleiro. Desta vez, no entanto, a bola foi para fora, com desvio.

Tite, então, mandou Fernandinho a campo aos 14 minutos no lugar de Casemiro, que havia recebido cartão amarelo pouco antes. Ainda assim, a seleção continuou sem conseguir criar chances e Renato Augusto entrou em campo aos 21 minutos, na vaga de Paulinho.

Philippe Coutinho teve a chance de marcar seu segundo aos 24 minutos. O camisa 11 recebeu bom passe de Neymar dentro da área, tirou o zagueiro já na matada no peito, mas errou o chute e desperdiçou ótima oportunidade.

Aos 28 minutos, a seleção brasileira reclamou um pênalti em lance em que Gabriel Jesus tentou girar dentro da área, mas se enroscou com o marcador. Lance duvidoso.

A última alteração de Tite foi feita aos 33 minutos, com a entrada de Firmino no lugar de Jesus, que participou pouco do jogo. E o camisa 20 deu seu primeiro arremate três minutos mais tarde, mas encobriu a meta defendida por Sommer.

Já nos minutos finais, duas cabeçadas quase mudaram a história do jogo: a primeira com Neymar, aos 42 minutos, e a segunda com Roberto Firmino, já aos 45 minutos. No lance seguinte, Miranda bateu após bola rebatida e a bola passou lambendo a trave direita de Sommer. A última investida da seleção brasileira veio já aos 49 minutos, quando chute de Renato Augusto de dentro da área esbarrou na defesa suíça, que conseguiu segurar o empate até o fim.

Por IG

Tópicos
Anúncio full