Menu
Geral

Ensino sobre a história de Campina será obrigatório na rede municipal

A matéria, que foi aprovada pelos parlamentares da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), foi sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues e se tornou lei.

Da Redação do Diamante Online

13/02/2016 às 08:00 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

No ano passado, o vereador Miguel Rodrigues (PSC) apresentou a matéria sobre o ensino da história de Campina Grande nas escolas municipais, a partir de uma proposta feita pelo Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG) à Casa Félix Araújo.

A matéria, que foi aprovada pelos parlamentares da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), foi sancionada pelo prefeito Romero Rodrigues e se tornou lei.

A lei 5916/2015 entrará em vigor neste ano e será obrigatório o ensino da história de Campina para alunos do 9º ano da rede municipal de ensino da cidade.

A presidente do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), Ida Steinmuller (foto), explicou que a 4ª edição do trabalho do Dr. Elpídio de Almeida sobre a história de Campina, que será publicado em junho deste ano, será o livro referência para pesquisadores e os estudantes da rede.

Entretanto, ela ressaltou que cabe à secretária de Educação do município, Iolanda Barbosa, regulamentar e implementar a metodologia na rede.

A presidente também disse que a responsabilidade em capacitar o corpo docente e montar o horário para ensino da disciplina é da secretaria.

Ida informou que o IHCG tem como papel abrir as portas para os alunos realizarem pesquisas.

– O papel do instituto é abrir suas portas para que o acervo documental e bibliográfico esteja à disposição para pesquisa dos alunos. Infelizmente, até este momento, não conseguimos um espaço físico para instalação da sede. Mas, estamos trabalhando ultimamente, mesmo sem recurso, com o trabalho voluntário de algumas pessoas amigas no tratamento do acervo documental do Dr. Elpídio. Também já começamos a higienização da biblioteca, que juntada a outras ofertas que nós recebemos nestes três anos de funcionamento, já conta com uns cinco mil títulos e um arquivo documental de Dr. Elpídio que, realmente, é de um valor inestimável – falou.

A presidente diz que tem certeza que o ensino da história da cidade servirá de modelo para rede particular e estadual de ensino. Ela destaca que o primeiro município a ensinar sua história na Paraíba será Campina Grande.

A secretária de Educação do município, Iolanda Barbosa, falou que a base curricular está sendo construída e que no conhecimento sobre história há a construção de um saber local.

Iolanda revela que a história local será lecionada no ensino comum de história e que a primeira etapa é garantir o ensino no currículo para, posteriormente, capacitar os professores da disciplina na rede.

*As informações foram veiculadas na Rádio Campina FM

Paraíba Online

Anúncio full