Menu
Geral

Novo feed do Instagram provoca corrida para ativar notificações

Entenda a correria por notificações no Instagram e veja como se adaptar para não perder posts legais.

Da Redação do Diamante Online

29/03/2016 às 16:21 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Em março, o Instagram anunciou uma grande reformulação no feed que causou polêmica entre os usuários. Uma mudança no algoritmo da rede social promete alterar a ordem em que fotos e vídeos aparecem, deixando de ser cronológica e passando a ser por relevância, da mesma forma como é o Facebook. A alteração está sendo implementada aos poucos. Porém, não deixou de promover uma verdadeira corrida de marcas e celebridades para convencer os usuários a ativarem as notificações.

O que vai mudar no Instagram?

A principal mudança está no feed de publicações. Enquanto antes as fotos e vídeos apareciam na ordem em que foram postadas, agora eles irão aparecer conforme a relevância escolhida pelo app.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone
Basicamente significa que o algoritmo do Instagram vai selecionar o que terá mais destaque e ficará melhor rankeado no seu feed de fotos e vídeos, como faz o Google com resultados de busca.

Isso será baseado em vários fatores, como a relação do usuário com o perfil seguido e a hora em que a imagem ou vídeo foram publicados pela conta. Além disso, a quantidade de curtidas e comentários, também deverá ser importante para o algoritmo definir se a publicação aparecerá primeiro.

A experiência será bastante semelhante como o que já ocorre com o Facebook. Na rede social, os posts de marcas e amigos aparecem na timeline conforme ganha mais curtidas, comentários e compartilhamentos. Ou seja, quanto mais interação uma publicação tiver, mais ela será vista.

Como parte da adaptação para o novo algoritmo, a versão web do Instagram também recebeu uma central de notificações, parecida com a existente no Facebook, para acompanhar os posts.

Por que o Instagram vai mudar?

A justificativa do Instagram é de que, com o crescimento no número de perfis e posts na rede social e o total de contas seguidas pelo usuário, uma quantidade gigantesca de publicações passaram a não ser vistas. Um usuário consegue ver em média apenas 30% das publicações do feed.

Dica: Como escrever pulando linha no Instagram; saiba editar os textos

“Para aprimorar a sua experiência, nos próximos meses o seu feed será organizado para mostrar os momentos que acreditamos ser os mais importantes para você em primeiro lugar. Importante ressaltar que todas as publicações das pessoas que você segue estarão lá, apenas em uma ordem diferente.”, explica o comunicado oficial do Instagram.

Ou seja, todas as publicações ainda vão continuar aparecendo no seu feed de fotos e vídeos. Mas, graças a mudança no algoritmo, algumas terão mais destaques que outras e vão aparecer primeiro.
Problemas no feed do Instagram

Além de melhorar a ordem do feed de publicações, a mudança no algoritmo pode estar relacionado a publicidade. Se o perfil que não tem tantos seguidores quiser aparecer, terá que pagar o anúncio na rede social para ser visualizado por mais gente e com mais frequência.

A frequência é outro problema. Assim como acontece no Facebook, corre o risco dos perfis maiores, que tem muitas interações, terem mais destaque e seus posts aparecerem primeiro e mais vezes.

Como ativar notificações no Instagram?

Da mesma forma como acontece no Facebook, o Instagram criou uma forma dos usuários escolherem os perfis que desejam receber notificações, afim de não perder nenhum novo post de foto ou vídeo.

Se no Facebook, basta o usuário ir na página em Curtiu e ativar o "Ver Primeiro" ou "Seguir", no Instagram, vá ao perfil que quer receber notificações de publicação, clique em “…” e depois em “Ativar notificações de publicação”, como na foto acima deste texto, apenas na versão para celulares.

Ao ativar esse recurso, você indica ao algoritmo que quer ver as publicações do perfil em destaque. Além disso pode também receber notificações por push toda vez que o perfil faz uma nova publicação.

TechTudo

Anúncio full