Menu
Geral

Quais são os músculos mais fortes do corpo humano? E o mais fraco?

Veja os músculos mais fortes do corpo humano

Da Redação do Diamante Online

26/04/2016 às 15:44 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O corpo humano tem mais de 600 músculos –alguns mínimos, com poucos milímetros de extensão, outros milhões de vezes maiores, com cerca de meio metro. Os músculos, especialmente o cardíaco e os esqueléticos – que estão vinculados à estrutura óssea e constituem nosso sustentáculo vital. O tamanho dos músculos, no entanto, não é sinônimo de força.

Força, em termos musculares, "é a quantidade de potência determinada por um padrão específico de movimento em uma determinada velocidade. Assim, a força muscular é a força máxima --ou tensão-- que pode ser gerada por um músculo ou por um grupo muscular contra uma resistência", afirma a especialista em Medicina do Esporte, Cláudia Severo.

Veja os músculos mais fortes do corpo humano:

Glúteo máximo – isso mesmo, o músculo das nádegas é considerado um dos mais fortes da estrutura humana por sustentar nosso corpo na posição ereta. Por ser composto por fibras de contração lenta, são resistentes à fadiga e suportam mais peso.

Sóleo e gastrocnêmios – os músculos da panturrilha, a chamada "batata da perna", também entram na disputa, de acordo com alguns especialistas, associados ao glúteo. O conjunto de três músculos (sóleo, gastrocnêmio lateral e gastrocnêmio medial) é responsável pelos principais movimentos humanos.

Masseter – outro forte concorrente, o músculo da mandíbula, apesar de pequeno, é responsável por uma pressão muito grande (a maior já medida em um humano chegou a 422 quilos pelo período de dois segundos) devido ao braço menor de alavanca que apresenta em relação a outras estruturas musculares.

Músculo mais fraco

Pálpebra superior – além de ser consensualmente o mais fraco dos músculos entre os especialistas, é um dos menores do corpo. Divide o espaço do globo ocular com outros seis músculos.

UOL

Tópicos
Anúncio full