Menu
Geral

Prefeituras confirmam principais festas juninas da Paraíba em 2016

Campina Grande e Patos já anunciaram a programação. Solânea e Bananeiras, no Brejo, vão realizar festejos.

Da Redação do Diamante Online

01/05/2016 às 20:01 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

As principais festas juninas da Paraíba foram confirmadas pelas prefeituras de Campina Grande, Patos, Santa Luzia, Solânea, Bananeiras e João Pessoa. Nas duas primeiras cidades, as programações já foram lançadas. Em outras cidades, gestores avaliam crise financeira.

A prefeitura de Patos foi a primeira a divulgar a programação. Apesar da crise relatada pela administração, a festa vai ter a mesma quantidade de dias do ano passado. "O evento é uma parceria público-privada. A prefeitura investe, desde 2013, o mesmo valor, que é de R$ 200 mil. O restante fica pela empresa que ganha a licitação", explicou a coordenadora de comunicação de Patos, Nayane Rodrigues.

A festa na cidade conhecida como "Morada do Sol" acontece entre os dias 21 e 25 de junho. A entrada no Terreiro do Forró é gratuita. Estão confirmados na programação o cantor Wesley Safadão, Aviões do Forró, Luan e Forró Estilizado, Forró Pegado e Solteirões do Forró.

Na quinta-feira (28), foi lançada a programação completa do São João em Campina Grande. Com o tema "Venha curtir as tradições", a 34ª edição do "O Maior São João do Mundo" começa dia 3 de junho, com shows de Jairo Madruga, Flávio José e as "Coleguinhas" Simone e Simaria, e vai até 3 de julho.

A prefeitura informou que pretende investir pelo menos R$ 8 milhões no evento e ainda vai contar com patrocinadores. Houve mudanças no layout e mais um palco foi implementado, agora na parte inferior do Parque do Povo. Ainda estão na programação Wesley Safadão, Aviões do Forró, Santanna e Elba Ramalho, que se apresenta na véspera de São João, dia 23 de junho.

A Fundação Cultural de João Pessoa, ligada à prefeitura, confirmou que a capital vai ter festejos juninos em 2016. A assessoria de imprensa da Funjope informou que o evento está em fase de planejamento e as novidades devem ser divulgadas no início de maio.

Crise

Realizado desde 1942, o São João de Santa Luzia, no Sertão, também está confirmado, mas com cortes. Segundo o prefeito da cidade, Ademir Morais (PSDB), a festa tem que ser feita porque é tradição e porque o povo quer. "Nós fizemos uma enquete e 71% da população preferiu a festa, apesar da crise", disse o tucano.

Ademir Morais revelou ainda que a prefeitura tem dívidas do São joão 2015. O prefeito contou que duas bandas esperam o pagamento do cachê da apresentação do ano passado. "Vamos quitar essas dívidas e depois anunciaremos a programação de 2016", explicou o gestor. O São João de Santa Luzia vai ocorrer entre os dias 23 e 26 de junho.

Conhecida pro promover uma festa bem tradicional, explorando o forró pé-de-serra, Bananeiras, no Brejo, planeja o evento, que tem data marcada para 23, 24 e 25 de junho. "Claro que a crise afetou, mas a administração está planejando corretamente dentro do que se pode ser feito. É uma festa para mais de 80 mil pessoas e, apesar dos cortes, tem que se fazer bem feito", afirmou o secretário de Turismo, Eduardo Guimarães.

Outra cidade do Brejo que vai realizar a festa é Solânea. Em contato com o G1, o prefeito Beto do Brasil garantiu o evento, mas afirmou que todo um planejamento está sendo feito, mas preferiu não dar detalhes. Informações apenas no mês de maio.

G1

Anúncio full