Menu
Geral

Microsoft testa tecnologia que prevê comando do usuário antes de tocar tela

A técnica conta com a ajuda de sensores nas laterais do aparelho.

Da Redação do Diamante Online

06/05/2016 às 19:46 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Microsoft está desenvolvendo uma tecnologia para telas touchscreen que poderia prever vários comandos que o usuário do smartphone deseja ativar, de acordo com a posição das mãos e proximidade dos dedos em relação a certas áreas da tela.

Em um vídeo publicado no canal Microsoft Research, eles explicam que o protótipo cria uma espécie de "grade" em uma tela auto-capacitiva que consegue interpretar tanto a posição em que o celular é segurado, quanto os movimentos dos dedos. A técnica conta com a ajuda de sensores nas laterais do aparelho.

Alguns exemplos de como a tecnologia vai funcionar na prática foram apresentados. Em um player de vídeo, ele mostra os comandos de reproduzir e avançar à medida que o dedo indicador se aproxima da posição em que estes comandos deveriam estar.

Ele também faz a mesma coisa se o usuário preferir usar o dedo polegar, adaptando os botões para a lateral da tela.

Em um navegador de internet, outra possibilidade seria uma seleção detalhada de cada link conforme o dedo passeia pela tela.

O protótipo também reconhece movimentos e possibilidades multitoque. Um dedo pode tocar a tela e o outro abrir um menu de botões para aquele app ou tarefa específicos. É o caso abaixo, quando um arquivo de texto é selecionado e depois surgem as opções de copiar, excluir, imprimir e compartilhar.

A Microsoft não anunciou quando (ou se) essa tecnologia irá para seus smartphones. A empresa ainda não decolou no mercado de celulares. Seu último lançamento no setor foi o Lumia 650, em fevereiro, e a companhia admitiu que sua plataforma móvel, o Windows Phone, não será seu foco em 2016.

UOL

Anúncio full