Menu
Geral

Novo Android traz melhor área de notificações, tela dupla e mais emojis

O Google divulgou nesta quarta-feira (18) a nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis

Da Redação do Diamante Online

18/05/2016 às 20:58 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Google divulgou nesta quarta-feira (18) a nova versão do seu sistema operacional para dispositivos móveis, o Android N com uma série de novos recursos, como área de notificações aprimorada, novos emojis, tela dupla e limpeza de apps abertos. As novidades foram apresentadas durante sua conferência anual para desenvolvedores, a Google I/O, em San Francisco (EUA). O novo sistema sairá ainda no verão americano, entre junho e setembro.

Ao contrário das versões anteriores, seu nome final será decidido por um concurso, que será concluído em 8 de junho. Antes disso, o mercado especulava que ser chamaria "Nutella", devido ao histórico do Android para nomes de doces em ordem alfabética.

Diferente das versões anteriores, a gigante das buscas já disponibilizou parte do novo Android para testes desde março. O Android N terá uma API gráfica chamada Vulcan, além de ser 75% mais rápido para instalação de apps e reduzirá o código compilado dos apps em até 50%.

A área de notificações ficou mais esperta. Agora com o recurso "resposta rápida", será possível responder à pessoa no WhatsApp --ou outros apps de mensagens que serão compatíveis-- acessando a notificação de mensagem recebida, sem precisar abrir o aplicativo.

O Android N também refez o design para os emojis de pessoas, se afastando da aparência abstrata e valorizando uma aparência mais humana. Além disso, há 72 novos símbolos e poses referentes a esportes, movimento e até um similar ao emoji ¯_(?)_/¯, conhecido na internet como "shrug".

A limpeza de apps acontece no modo multitarefa. O sistema vai colocar os apps que foram abertos há mais tempo em uma lista. E o botão "Limpar tudo" permitirá que o usuário os feche todos de uma vez, caso não os esteja mais usando.

O novo sistema passará a trazer nativamente o recurso de tela dupla, com dois apps abertos simultaneamente. A Samsung e outras fabricantes oferecem o recurso há anos em seus dispositivos, com algumas limitações.

A versão anterior do Android, a Marshmallow (6.0), foi lançada em setembro e trazia, dentre outras inovações, o Now on Tap --evolução do assistente pessoal via voz que permite respostas e sugestões específicas dentro de aplicativos--; integração do sensor de impressão digital com o sistema de compras virtuais Android Pay; e o modo de economia de energia Doze, que desliga processos quando percebe que o aparelho não é movido ou usado por um longo período de tempo.

Android Wear novo

A empresa também lançou novidades para o Android Wear, seu sistema para smartwatches. O novo Wear avançou nas notificações, trazendo avisos de atualizações de qualquer app em qualquer uma das "watch faces" (estilos de visualização) usados no relógio. Também incluiu escrita à mão como uma nova forma de responder a mensagens, como (já tinha teclado e respostas pré-prontas).

Na parte fitness, aplicativos de terceiros podem trocar dados com o Google Fit e eles poderão tocar música em streaming também, como por exemplo via Spotify. Os apps ganharam também mais autonomia de dados, podendo usar o wi-fi para se conectar diretamente com a nuvem, sem precisar de ligação Bluetooth com o celular.

UOL

Tópicos
Anúncio full