Menu
Geral

WhatsApp sempre dedura quem visualiza mensagem; conheça truques do app

Você descobriu como desabilitar aquela terrível dupla azul que avisa quando as mensagens são lidas.

Da Redação do Diamante Online

07/06/2016 às 15:50 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Você descobriu como desabilitar aquela terrível dupla azul que avisa quando as mensagens são lidas. Desabilitou a notificação de leitura e pensou estar a salvo das cobranças para sempre. Ainda por cima já deu uma de desconectado para os colegas: "faz tempo que não abro o WhatsApp". Bem, péssima notícia, é fácil saber que você leu, mesmo com a confirmação de leitura desligada.

Participar de um grupo é a maneira óbvia de entregar que a mensagem foi lida. Se todos visualizaram, queira você ou não, as marquinhas azuis vão surgir. Ninguém está imune em um grupo de WhatsApp.

Existe outra maneira de descobrir se a mensagem foi vista. Para saber, pressione uma de suas mensagens. No topo direito, toque nos três pontinhos e, depois, selecione "Dados". Pronto. Você saberá quando a mensagem foi entregue e se ela foi lida.

Se você não conhecia esse truque, continue lendo, talvez existam mais funções do WhatsApp do que imagina.

1. Engane a confirmação de leitura
Para ler as mensagens sem ter a obrigação de responder rapidamente, ative o modo avião de seu smartphone. Abra o WhatsApp e desfrute da privacidade de visualizar tudo sem confirmação de leitura. Ao reativar as funções de seu celular, porém, a confirmação aparecerá.

2. Pop-up e atalhos para pessoas especiais
Contatos que você costuma conversar com frequência ou grupos que são muito importantes podem ganhar um espaço na área de trabalho da home do seu celular. Toque em um grupo ou indivíduo e segure por alguns momentos. Surgirá uma guia com a opção de adicionar atalho de conversa. Para responder diretamente por um pop-up, no perfil do contato ou do grupo, vá em "notificações" e selecione "personalizar". Em "pop-up", você poderá escolher entre quatro opções.

3. Backup no Google Drive
Memória de smartphone é sagrada. Por ser restrito, o espaço interno deve ser preservado para o bom funcionamento do aparelho. A troca de mensagens no WhatsApp tende a ser intensa, com muitos áudios e imagens. Para não perder nenhum vídeo de panda espirrando, faça backup regularmente no Google Drive e desafogue os dados de seu celular. Em "configurações", selecione "conversas" e depois " Backup de conversas". Lá, você encontrará a opção para armazenar seus arquivos.

4. Limpar conversas...
Ao fazer o backup das conversas, não há motivo para manter mensagens antigas, inclusive para a sua segurança e privacidade. Em "Configurações", selecione "Conversas" e, depois, "Histórico de conversas". Assim, você pode escolher excluir todas as conversas.

5. ...recuperar conversas
Mesmo sem backup no Google Drive, o WhatsApp também permite que você salve suas conversas as enviando por e-mail. Ainda assim, se você deletou algo sem querer na semana passada e deseja recuperar a mensagem, desinstale o WhatsApp e reinstale, restaurando o histórico.

6. Ser ou não ser [chato]
Faz tempo que alguém não responde suas mensagens? Será que foi bloqueado? O WhatsApp dá algumas dicas de que outro usuário bloqueou você. Observe se a foto do perfil é atualizada e se, ao menos, as suas mensagens chegam ao contato com dois tiques. Tente montar um grupo com esse contato. Se não puder adicioná-lo, você foi bloqueado.

7. Marque as mensagens como lidas ou não lidas
Na pressa cotidiana, nem sempre conseguimos ler as mensagens com calma. Após serem visualizadas superficialmente, algumas informações caem no limbo do WhatsApp para sempre. Para evitar o esquecimento, podemos marcar a conversa como "não lida" e voltar mais tarde. Você também pode fazer o oposto: para esquecê-las, selecione "Marcar como lido". Outra maneira de não perder uma informação relevante é sinalizando. Toque na mensagem que deseja marcar e segure por alguns segundos. No topo da tela surgirá uma estrela, basta selecioná-la.

8. Localizar grupos em comum
Pode ser que você se lembre de ter trocado alguma mensagem importante ou uma boa piada com um amigo, mas não se recorda em qual grupo isso aconteceu. O perfil de seu contato mostra quais são os grupos que vocês têm em comum. Assim, fica mais fácil de encontrar a mensagem ou convidá-lo para um grupo que ele não está.

9. Quem sabe pode ser útil
No WhatsApp, podemos escrever em negrito, itálico e riscado. Para negrito, coloque asteriscos (*) no início e no fim da palavra. Underline (_) habilita o itálico. E, para riscar o texto, use o til (~). Lembre-se de deixar o sinal encostado na palavra, sem espaçamento.

10. Mensagens públicas em particular
Você precisa mandar a mesma mensagem para muitas pessoas, mas quer que elas pensem que são particulares? No canto superior esquerdo, selecione os três pontinhos e faça uma nova lista de transmissão usando seus contatos como base. O efeito é o mesmo de enviar um e-mail com cópia oculta. Não use essa dica para passar correntes... ou terá 7 anos de azar.

UOL

Anúncio full