Menu
Geral

Saiba por que mais da metade dos brasileiros guarda celulares velhos

De acordo com o levantamento, são muitas as razões para manter aparelhos velhos em casa

Da Redação do Diamante Online

24/07/2016 às 15:17 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Por que alguém guardaria ou teria cinco, dez, vinte telefones celulares? E você, quantos tem? Se parece estranho para a maioria que se contenta apenas com um, uma pesquisa recém-divulgada pela PiniOn revela que mais da metade dos brasileiros - 51% - guardam em casa pelo menos um aparelho antigo e usado. Pelo menos um? Dá só uma olhada na mesa do Eder e tente contar.

De acordo com o levantamento, são muitas as razões para manter aparelhos velhos em casa; desde a chance de querer usá-lo novamente, ter um reserva caso o celular atual quebre ou seja roubado, comodidade… Já no caso do Eder, a relação é emocional mesmo.

A Fernanda não tem tantos celulares velhos guardados, mas também não se desfaz dos mais antigos e já coleciona alguns; mas ela tem uma boa justificativa para isso.

A pesquisa perguntou o que as pessoas fizeram com o seu aparelho da última vez que trocaram de celular: 37% deram para algum parente ou amigo; 24% guardam o celular em casa; 23% venderam e apenas 4% jogaram no lixo. Essa última attitude, jogar no lixo, na verdade é um grande problema….

O descarte incorreto de materiais eletrônicos pode prejudicar a saúde pública e também o meio ambiente. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o celular contém 43 componente químicos, entre eles o mercúrio, o cádmio e o chumbo, que são metais tóxicos. O Brasil é um dos países que mais joga equipamentos elétricos e eletrônicos no lixo. Estima-se que uma cidade como São Paulo produza, em média, cinco toneladas e meia de resíduos eletrônicos todos os anos. Infelizmente, o país está longe de ser um destaque em descarte e coleta desse tipo de material.

A Política Nacional dos Resíduos Sólidos prevê que fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes são obrigados a recolher os produtos e resíduos após o uso. Ou seja, as operadoras e as fabricantes devem aceitar aparelhos velhos para reciclagem. Nós pesquisamos e até encontramos essa informação nos sites de algumas delas, mas a divulgação é mesmo bem pequena. A boa notícia é que já existem empresas se dispõem a coletar o lixo eletrônico na sua casa, sem qualquer custo!

Quem não tem apegos sentimentais aos companheiros digitais aposentados tem sempre a opção de fazer um graninha com eles – quer dizer, pelo menos enquanto eles não ficam muito velhinhos… Sobre isso, a gente até já fez uma reportagem aqui no Olhar Digital. Se quiser revê-la, nós separamos o link logo abaixo do vídeo desta matéria. Confira e quem sabe você também não faz um “troco” com o seu celular que pode estar tomando poeira na gaveta?

Olhar Digital

Tópicos
Anúncio full