Menu
Geral

Por que dormir pouco faz você sentir mais fome

Segundo pesquisa, quem fica poucas horas na cama consome, em média, 385 calorias a mais por dia -- o equivalente a um hambúrguer com queijo

Da Redação do Diamante Online

03/11/2016 às 15:50 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Já percebeu que, quanto menos você dorme, mais fome tem no dia seguinte? Uma nova pesquisa, publicada no European Journal of Clinical Nutrition, comprovou essa impressão cientificamente. De fato, o consumo de calorias aumenta quando o corpo descansa menos horas do que o necessário.

Na última década, a ciência colocou o sono como um dos três pilares essenciais, ao lado do exercício físico e da alimentação saudável, para ajudar no controle de peso. Estudos anteriores já relacionaram a privação do sono a problemas como obesidade e diabetes tipo 2, mas essa é a primeira vez que os pesquisadores calcularam o impacto calórico disso.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram 11 estudos que incluíram 172 pessoas com idades entre 18 e 50 anos e que tinham privação parcial do sono. Os participantes dormiam entre 3 horas e meia e 5 horas e meia por noite. Ou seja, tanto a qualidade quanto a quantidade de sono eram afetadas.

De acordo com os achados, quem passava menos horas na cama consumia, em média, 385 calorias a mais por dia — o equivalente a um hambúrguer com queijo. Sabe-se que a falta de sono pode afetar hormônios relacionados à regulação do apetite, como a grelina e a leptina. Mas os autores sugerem que o consumo extra de calorias também pode ocorrer porque as pessoas estão cansadas demais e buscam no alimento uma forma de ter energia e prazer.

Veja

Tópicos
Anúncio full