Menu
Geral

Enem adiado começa neste sábado para 277 mil inscritos

Na segunda edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (3).

Da Redação do Diamante Online

03/12/2016 às 17:02 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Na segunda edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (3). No total, 277.622 candidatos poderão fazer as provas, que acontecem nos mesmos moldes da edição de novembro: neste sábado, o Enem aplica as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No domingo (4), acontecem as provas de linguagens, matemática e redação.

Os horários também são os mesmos: os portões serão fechados às 13h (horário oficial de Brasília). Veja abaixo o horário local de fechamento dos portões em cada estado. Nesta edição, a prova será aplicada em 418 locais de 165 municípios de 23 estados. Os municípios com o maior número de candidatos são Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Feira de Santana (BA), Niterói (RJ), Recife, Rio de Janeiro, São José dos Pinhais (PR), Serra (ES) e Uberlândia (MG). O Enem adiado só não será realizado em quatro estados: Acre, Amazonas, Amapá e Roraima.

Correção e cobertura especial

As provas serão acompanhadas neste fim de semana pelo G1. Neste sábado (3) e domingo (4), equipes de reportagem seguem a rotina dos candidatos, a chegada aos locais de prova e as impressões sobre as provas. Após a aplicação do exame, o G1 vai divulgar um gabarito extraoficial e a resolução comentada das questões realizada por professores do Sistema Ari de Sá (SAS).

Tempo real: Pela manhã a cobertura em tempo real traz informações, fotos e vídeos da chegada dos candidatos nos locais de prova. É sempre importante lembrar que os portões se fecham às 13h no horário de Brasília.

Resolução das questões: No sábado e no domingo, o G1 apresentará a resolução das 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza, além de um gabarito extraoficial preparados pelos professores do Sistema Ari de Sá. No domingo, será a vez de linguagens, redação e matemática. Segundo o Inep, o gabarito oficial do Enem deve ser divulgado pelo Ministério da Educação na manhã de quarta-feira (7).

Programa com as 10 questões mais polêmicas: Na segunda-feira (5), a partir das 13h, professores do SAS comentam as 10 questões mais polêmicas (ou difíceis) desta segunda aplicação do exame neste ano.

Cartão de confirmação

Até as 10h43 desta sexta-feira (02), faltando pouco mais de 24 horas para o início do exame, um terço dos estudantes ainda não tinham acessado seu local de provas no sistema. Segundo o Inep, dos 277.622 candidatos, 184.590 já sabiam seu endereço de provas até esse horário. Os candidatos poderão checar os cartões de confirmação de inscrição com os novos endereços no site do Enem (http://enem.inep.gov.br/) ou no aplicativo do exame criado pelo governo.

Horários

Os portões do Enem serão fechados neste sábado começa às 13h de Brasília. A prova terá início às 13h30 e terá quatro horas e meia de duração. Os candidatos poderão sair a partir das 15h30. Para levar o caderno de provas, é preciso esperar para deixar o local de provas na última meia hora.

G1

Tópicos
Anúncio full