Menu
Geral

10 dicas de como vender e divulgar seu negócio no Instagram

Dica número #2: crie conteúdos que eduquem, inspirem e entretenham

Da Redação do Diamante Online

05/12/2016 às 15:17 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Instagram anunciou recentemente que pretende lançar uma nova tela para vendas. A nova funcionalidade, que ainda está em fase de testes nos Estados Unidos, deve tornar o mercado de vendas pelas redes sociais ainda mais promissor, segundo Ana Tex, especialista em Marketing Digital e uma das idealizadoras do Fashioninsta.

Uma pesquisa feita nos EUA revelou que 84% dos usuários de smartphones pesquisam e comparam produtos por aplicativos ou pela web. De acordo com Ana Tex, “o índice de engajamento no Instagram é quase 6 vezes maior que no Facebook – são 4.1% contra 0.7% do Facebook -, o que o torna um potencial meio de vendas online”. Ana Tex acredita tanto no Instagram como um meio para empreender, que criou junto com Alexandra Moraes, o FashionInsta - curso específico para vendas de moda feminina pela rede social.

Alexandra Moraes é prova viva de que investir no Instagram para vender online pode ser uma alternativa com baixo custo e retorno imediato. Ela começou do zero e, logo no primeiro mês com uma loja na rede social, faturou cerca de R$ 7 mil. No início, Alexandra desenvolveu um método próprio para administrar suas vendas, estoques e entregas. Depois ela juntou tudo o que sabia com as técnicas que aprendeu com a especialista de marketing digital, Ana Tex. A iniciativa deu tão certo, que Ale Moraes e Ana Tex desenvolveram o FashionInsta, um treinamento online que ensina todos os passos para vender pelo Instagram.

Agora, com uma função de vendas no Instagram, esse segmento deve crescer ainda mais. No entanto, a especialista acrescenta: “não basta criar uma página e anunciar produtos. O empreendedor terá de adotar algumas estratégias para conquistar e fidelizar clientes pela rede social”. Ana Tex dá 10 dicas para vender mais pelo Instagram:

1) Deixe seu Instagram público

Pode parecer óbvio, mas tem muita marca fazendo perfis privados. Isso pode irritar o seu potencial cliente. Para quem tem como objetivo alavancar um negócio e vender pela rede social, ter um perfil público é primordial.

2) Crie conteúdos que eduquem, inspirem e entretenham

A estratégia mais importante nesta rede social é ter um conteúdo relevante que eduque, entretenha e inspire os seguidores, porque é isso que vai fazer com que eles tenha interesse em seguir uma conta. Para isso, procure fazer uma pesquisa na rede social e na internet sobre quais os assuntos que seus clientes mais perguntam. O que eles mais se interessam? Sabendo o que as pessoas mais perguntam sobre o seu assunto, é mais fácil criar posts que falam sobre suas curiosidades.

O principal erro cometido é querer vender em todos os posts. As redes sociais foram feitas para criar uma conversa, um relacionamento. É por isso que 80% dos seus posts devem ser compostos por conteúdos que não estejam vendendo, enquanto 20% serão compostos por ofertas.

3) Crie vídeos sobre os produtos e serviços

Os vídeo mostrando seus produtos ou serviços podem contribuir para aproximar o consumidor da sua loja. Tire suas dúvidas mostrando detalhes, proporções, acabamentos e vantagens. Lembre-se: quando você fala sobre benefício do produto em vez de questões técnicas e promoções, você é bem visto nas redes sociais. Ajude seus seguidores e não apenas venda. É assim que um produto deve ser exposto.

4) Use hashtags

As hashtags devem ser escolhidas de acordo com seu nicho e com o que está postando. Também use variações de hashtags com e sem acento. Escolha 30 hashtags e coloque-as no comentário do seu próprio post, dá o mesmo efeito que as hashtags colocadas na legenda, mas polui menos o post.

5) Seja visto

Quem não é visto, não é lembrado. Por isso, poste todos os dias. Faça uma experiência com três posts ao dia: um de manhã, um de tarde e um de noite e verifique os resultados. Se você não tem tempo para produzir tantos conteúdos, existem alguns sistemas que agendam posts, facilitando seu trabalho.

6) Dê dicas para seus seguidores

Aposte em dicas relacionadas ao seu nicho. As pesquisas feitas para criar conteúdos o ajudarão na criação dessas dicas. Com elas, você passa a ser uma autoridades no segmento e não apenas um vendedor.

7) Crie competições estratégicas


Faça competições para ter engajamento do seu público alvo na rede social.

8) Crie chamadas para ações

Por que você está marcando presença no Instagram? Cada post que você fizer no Instagram deve ser estratégico e incluir uma “Chamada para Ação”, isto significa que você deve dizer para a pessoa o que ela deve fazer ou direcioná-la para alguma ação. Se você tem a atenção de alguém, você precisa assumir o controle da relação e dizer o que ela tem que fazer. Enviá-lo para um acesso ao seu conteúdo gratuito ou para valiosas informações relacionadas ao seu negócio, onde você terá a chance de capturar o e-mail e construir um relacionamento com este possível cliente. Esta é uma das técnicas de transformar seu seguidor em cliente.

9) Divulgue seu Instagram de forma online e offline

Espalhe por aí que o seu negócio tem um perfil no Instagram com conteúdos relevantes. Faça isso em suas outras redes sociais e também de forma offline.

10) Descubra parceiros estratégicos e formadores de opinião

Pesquise parceiros e formadores de opinião que podem ajudar na divulgação do seu negócio no seu segmento. Também fique atento ao que eles estão fazendo nas redes sociais. Isso pode servir de inspiração.

Portal Correio

Tópicos
Anúncio full