Menu
Geral

Google emite nota desmentindo rumor de ter sido hackeado

“Alguns usuários de internet no Brasil tiveram problemas ao acessar o google.com.br devido a um comprometimento de servidores DNS”, diz a nota

Da Redação do Diamante Online

04/01/2017 às 00:04 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Google negou que sua página de buscas tenha sido alvo de hackers nesta terça-feira (3).

A dúvida surgiu quando usuários da internet começaram a compartilhar no começo da tarde uma imagem que mostrava o site da empresa modificado; no lugar do habitual logotipo colorido, a imagem de um desenho japonês acompanhada de frases em inglês.

“Alguns usuários de internet no Brasil tiveram problemas ao acessar o google.com.br devido a um comprometimento de servidores DNS: ou seja, a alteração maliciosa das configurações de direcionamento desses servidores, levando o usuário a um site diferente do que ele pretende acessar”, informa o Google em nota enviada ao G1.

Ou seja, para o Google, o acesso indevido ocorreu no servidor DNS, banco de dados que reúne os nomes e domínios das páginas de toda a internet. Essa plataforma possui ainda configurações de que site responde por qual nome.

“O Google não é responsável pelos servidores de DNS afetados, por isso notificou os administradores, que corrigiram o problema em 30 minutos. Os usuários afetados ainda podem fazer a troca do servidor DNS de sua rede, já que não há nenhum comprometimento do sistemas do Google”, afirma o Google.

G1

Tópicos
Anúncio full