Menu
Geral

Especialista diz que medo de ficar sem tecnologia é doença; veja como identificar a nomofobia

Segundo José Roberto Marques, especialista comportamental e presidente do IBC, a doença não é relacionada ao tempo que a pessoa passa utilizando os aparelhos, mas aos prejuízos que o uso acarreta

Da Redação do Diamante Online

28/02/2017 às 12:13 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Os avanços tecnológicos não trouxeram apenas novas ferramentas de interação social, mas também uma nova doença: a nomofobia, caracterizada pelo medo e pânico de ficar desconectado e incapacitado de se comunicar por meio de aparelhos celulares e computadores.

Segundo José Roberto Marques, especialista comportamental e presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), a doença não é relacionada ao tempo que a pessoa passa utilizando os aparelhos, mas aos prejuízos que o uso acarreta.

Além disso, o problema pode estar associado a sintomas de ansiedade e depressão, já que as pessoas afetadas pela nomofobia costumam se sentir rejeitadas quando ninguém telefona e enfrentam síndrome de abstinência quando estão sem o aparelho.

Causas e sintomas da nomofobia

De acordo com o especialista, os principais fatores de risco para a nomofobia são: baixa autoestima; dificuldade em relacionamentos sociais; incapacidade de desligar o telefone ou computador; verificação obsessiva da caixa de entrada de e-mails ou chamadas de celular; sentir a necessidade de estar online cada vez mais ou preocupação contínua com a bateria de celulares ou notebooks.

Já os sintomas da doença são: incômodos e irritação acima do normal quando a rede de internet não funciona; tentativas fracassadas de passar menos tempo com aparelhos eletrônico; utilizar a internet para fugir de problemas; e incapacidade de desligar celulares ou computadores quando necessário.

Ainda segundo o especialista, uma das saídas para escapar da nomofobia é deixar a vida online de lado e se dedicar cada vez mais a vida social, saindo com amigos, frequentar locais com bom número de pessoas, viajar, realizar exercícios físicos e ficar algum tempo diariamente sem aparelhos como celular e computador.

Portal Correio

Anúncio full