Menu
Geral

Quase metade dos americanos querem impeachment de Trump

Essa porcentagem é maior do que os 41% que se opõem a Trump passar pelo processo de impeachment

Da Redação do Diamante Online

17/05/2017 às 20:35 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um pesquisa publicada nesta terça-feira (16) pela empresa Public Policy Polling aponta que 48% dos americanos querem um processo de impeachment contra o presidente dos EUA, Donald Trump.

Essa porcentagem é maior do que os 41% que se opõem a Trump passar pelo processo de impeachment, algo que só ocorreu em duas oportunidades na história do país.

O Congresso iniciou, mas nunca finalizou, o impeachment dos presidentes Andrew Johnson (1829-1837) e Bill Clinton (1993-2001), enquanto a possibilidade do julgamento político forçou a renúncia de Richard Nixon em 1974.Só 43% dos indagados consideram que Trump finalizará seus primeiros quatro anos de mandato.

Além disso, a pesquisa, com uma margem de erro de 3,7%, situa o apoio à gestão do presidente em 40%, enquanto 54% se mostraram contra Trump, que foi incapaz de superar com clareza mais de 40% de popularidade desde que chegou ao poder em janeiro.

James Comey

A pesquisa foi realizada com 692 adultos entre 12 e 14 de maio, depois que Trump demitiu de maneira surpreendente o diretor do FBI James Comey e relacionou posteriormente sua saída à investigação que a agência lidera sobre a possível coordenação da campanha eleitoral do republicano com o Governo russo.

Esse demissão foi a pior crise em uma administração que esteve repleta de escândalos desde seu primeiro dia, e que não parece ser capaz de acabar com as dúvidas sobre a capacidade de Trump para dirigir o governo e iniciar as reformas legislativas que propôs, apesar de os republicanos controlarem o Congresso.

O processo de impeachment pode ser iniciado pela maioria simples da Câmara de Representantes, embora posteriormente o julgamento político seja realizado pelo Senado com o magistrado chefe do Supremo Tribunal presidindo as audiências.

O Senado é o encarregado de declarar culpado um presidente com dois terços (67) dos votos da Câmara Alta e destituí-lo do poder, algo que nunca aconteceu na história do país.

Mundo

Tópicos
Anúncio full