Menu
Geral

Deputado Federal Efraim Filho assina criação do IFPB em Santa Luzia

A assinatura da portaria de criação do campus vem coroar de êxito uma iniciativa, que surgiu no ano de 2014, com a criação do Centro de Referência do IFPB

Da Redação do Diamante Online

21/09/2017 às 22:13 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

“No dia 16 de outubro o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Santa Luzia, iniciará suas atividades como o mais novo campus da Rede Federal de Ensino. A assinatura da portaria de criação do campus vem coroar de êxito uma iniciativa, que surgiu no ano de 2014, com a criação do Centro de Referência do IFPB, em Santa Luzia.” A declaração é do deputado Efraim Filho (Democratas/PB).

As atividades de educacionais se iniciaram em 2014, com a oferta de Cursos FIC ( Formação Inicial e Continuada) através do Pronatec, foram mais de 70 vagas, em diferentes eixos tecnológicos.

Atualmente, o Campus Santa Luzia oferta o curso de Operador de Computador, para os alunos da rede pública de ensino, e já com o olhar voltado para o futuro dará início ao curso técnico de informática, na modalidade subsequente, serão 40 alunos, que experimentaram de forma pioneira as fecundas ações educacionais da instituição.

É imperioso destacar os esforços políticos envidados, com total destaque ao deputado Efraim Filho (Democratas/PB), que com notória dedicação buscou todas as formas legais, para concretizar esse sonho. Tanto que assinou, hoje, a portaria ministerial autorizando o funcionamento do Campus, em cerimônia com o Ministro da Educação Mendonça Filho.

O IFPB campus Santa Luzia é uma realidade de fato, e de direito, a chancela recebida hoje lança as bases de fixação, em caráter definitivo.

Em 2018 também estarão abertas as matrículas para novos cursos voltados à área de Saúde. A pretensão é tornar o campus, uma referência em oferta de cursos no eixo tecnológico de Ambiente e Saúde. A instituição vai atender, principalmente, estudantes do Vale do Sabugi e o investimento é de R$ 14 milhões.

Na avaliação de Efraim Filho “os cursos fazem parte de um trabalho de estruturação da educação e olham para o amanhã. O vale do sabugi irá se nutrir desse investimento que está sendo feito. Obras estruturantes mudam a cara da cidade e este campus é uma conquista de todos”.

Só com a construção da obra serão mais de 120 empregos diretos. Ainda de acordo com o congressista as cidades se transformam com a instalação do IFPB. Isto mudará a cara da cidade de Santa Luzia. Efraim Filho lembrou que o termo de compromisso para transformação do Centro de Referência em Educação do IFPB em Campus foi assinado em dezembro de 2016.

Assessoria

Tópicos
Anúncio full