Menu
Geral

Mais de 3 mil contribuintes na PB são pegos na malha-fina do IRPF 2017

Contribuintes vão ser notificados por carta, mas já podem conferir a situação com a receita pela internet.

Da Redação do Diamante Online

26/10/2017 às 19:23 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (26) que 3.298 contribuintes da Paraíba caíram na “malha-fina” no processo de declaração do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF) do exercício de 2017. Por conta das inconsistências, cerca de 340 mil brasileiros vão ser notificados pela Receita Federal. A notificação vai ser feita por meio de envio de cartas para os contribuintes pegos na “malha-fina”.

De acordo com o delegado adjunto da Receita na Paraíba, Hamilton Sobral Guedes, essas pessoas serão comunicadas e deverão fazer a correção nos dados via internet, sem precisar ir a uma unidade da Receita Federal. Ainda segundo ele, não há um prazo para fazer a modificação, mas é importante que o ajuste seja feito até o final do ano.
O contribuinte pode conferir sua situação perante a Receita Federal pela internet, no portal do órgão utilizando código de acesso ou certificado digital. Caso haja alguma irregularidade na declaração, o sistema vai indicar o problema. Se não forem regularizadas, as inconsistências podem levar a atuações futuras e o contribuinte poderá ser intimado formalmente para comprovação das divergências.


VEJA PASSO A PASSO PARA O EXTRATO DO IRPF
No fim do ano passado, a Receita Federal informou que 771 mil declarações estavam retidas na malha fina do IR de 2016 devido a inconsistências nas informações prestadas. Nos últimos anos, a omissão de rendimentos foi o principal motivo para cair na malha fina, seguido por inconsistências na declaração de despesas médicas.

Após verificar quais inconsistências foram encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for resolvida, o contribuinte sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.
Restituição

No início deste mês de outubro, a Receita Federal liberou a consulta do 5º lote de restituição do IRPF. O pagamento do 5º lote foi feito dia 16 de outubro, mas caso o contruibuinte não tenha efetuado o saque, o valor ficará disponível por cerca de um ano. Na Paraíba foi pago uma quantia de R$ 23.208.972,80 aos contribuintes que tinham direito.

Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.

Por G1

Tópicos
Anúncio full