Menu
Geral

Retrospectiva Fake News: Pabllo Vittar, Bolsonaro, filho de Lula e outros boatos que circularam na internet em 2017

Cheque a fonte da informação. Busque aprender sobre o site que está visualizando. Evite também confiar em sites conhecidos por sensacionalismo.

Da Redação do Diamante Online

31/12/2017 às 16:06 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Em 2016 as "fake news" dominaram a internet, e influenciaram opiniões, debates políticos e eleições pelo mundo. Em 2017 o fenômeno da "pós-verdade" se intensificou e tomou proporções ainda maiores. Com destaque para temas políticos e preconceituosos, as notícias falsas foram compartilhadas milhares de vezes nas mídias sociais e nos aplicativos de mensagem.

Confira dicas para evitar “cair” em fake news

Cheque a fonte da informação. Busque aprender sobre o site que está visualizando. Evite também confiar em sites conhecidos por sensacionalismo.

Outra dica importante é ler a matéria completa e não apenas o título e também checar outras notícias do mesmo site. Veja ainda o link da matéria, ele pode identificar o assunto completo do tema abordado.

Confirme a autenticidade do autor, procure erros de ortografia e formatação, pesquise o assunto no Google. E, por fim, confira a data das publicações, muitas pessoas compartilham notícias antigas sobre temas que estão em evidência atualmente e passam uma “fake news verídica”, mas de outro momento.

Veja um levantamento sobre as principais "fake news" que circularam em 2017. Confira lista:

Pabllo Vittar receberá R$ 5 milhões pela Lei Rouanet em 2018

De acordo com o texto que seria uma reprodução do jornal Folha de São Paulo, o Diário Oficial da União teria publicado a liberação de cinco milhões de reais ao cantor Pabllo Vittar. O artista teria conseguido esse dinheiro através da Lei Rouanet.

Não há nada a respeito no site do Ministério da Cultura nem no Diário Oficial da União. A informação é falsa.

A drag queen também foi alvo de outra "fake news" em novembro, que dizia que a cantora iria apresentar um programa infantil na Globo.

Bolsonaro na latinha de Pepsi em resposta a Pabllo Vittar na Coca-Cola

Uma campanha publicitária da Coca-Cola estampou fotos de nove artistas brasileiros em latas do refrigerante, entre os quais a cantora Pabllo Vittar. Isso gerou boatos que se propagam na internet desde a semana passada, um dos principais é de que a Pepsi “em resposta” estamparia Bolsonaro em suas latas.

Tudo não passou de um meme. O "Corrupção Brasileira Memes" é uma página de humor que costuma fazer chacota com as posições de Bolsonaro.

A piada sobre a contratação do deputado pela Pepsi, compartilhada por alguns nas redes sociais como verdadeira, ironiza a mobilização dos simpatizantes de Bolsonaro na página da marca no Facebook, pedindo, justamente, para que ele fosse contratado a estampar as latas do refrigerante.

Tiririca renuncia ao mandato de deputado durante discurso

“Tiririca acaba de renunciar”, “Tiririca fala a verdade sobre a política do Brasil e renuncia cargo”, foram alguns títulos que circularam junto do vídeo do discurso do deputado Francisco Everardo, o Tiririca. Tiririca renunciou? Mentira.

Eleito como um dos políticos mais votados da história, Tiririca fez o seu, segundo ele mesmo, primeiro e único discurso na Câmara Federal. Nas palavras expressou tristeza com a política, com os políticos e pediu mais atenção da classe para com o povo brasileiro.

O vídeo do discurso de Tiririca foi compartilhado em diversas redes sociais e em grupos de WhatsApp afirmando que ele teria renunciado ao cargo de deputado. Porém, o que ele diz é que não vai mais concorrer a cargo público nenhum e vai cumprir seu mandato até o fim – até o final de 2018. Portanto, não renunciou ao cargo.

Filho do ex-presidente Lula é visto com uma Ferrari de ouro no Uruguai

Um dos filhos de Lula teria sido visto em uma Ferrari banhada em ouro no Uruguai. O vídeo apareceu nas redes sociais no dia 22 de julho de 2017 e rapidamente se transformou num dos assuntos mais comentados da rede.

O vídeo mostrado na notícia original não se passa no Uruguai, em primeiro lugar, e sim em Paris. Além disso, o mesmo vídeo foi publicado em outros canais alguns dias antes e ninguém mencionou Lulinha.

Por fim, um usuário do Reddit disse que o carro pertencia a um árabe, o que faria sentido, devido a textos em árabe na lateral e na placa. Basicamente, outra farsa.

Fantasma é visto no IML de Cuiabá

Em março deste ano, um vídeo mostrando um suposto fantasma rondando o Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá. O vídeo foi visto mais de 3 milhões de vezes em apenas 24 horas.

De início, na verdade, não era no IML e nem em Cuiabá, e sim em Araucária (PR), no Centro de Atendimento Integral a Criança e Adolescente (CAIC).

Alguns frames mostram um fio de nylon controlando as portas que estariam sendo movidas pelo suposto fantasma. A coisa toda não passou de uma brincadeira.

Conselho Tutelar prende pai por ensinar filho a ser pedreiro

Um vídeo que viralizou neste ano foi o de um garoto sendo filmado pelo pai enquanto aprendia a arte do ofício de pedreiro.

O vídeo era verdadeiro, claro, mas a notícia que veio depois não: segundo algumas páginas de Facebook, o Conselho Tutelar teria prendido o pai do garoto, sob a acusação de exploração de trabalho infantil.

Por fim, no mérito da Justiça, nenhum diretor de Conselho Tutelar pode emitir mandato de prisão.

Diamante Online

Tópicos
Anúncio full