Menu
Geral

Solidariedade renova vida de paraibanas acometidas de câncer de mama

Dezoito médicos cirurgiões plásticos, da Paraíba e de outros estados, de forma voluntária, participaram

Da Redação do Diamante Online

17/03/2018 às 11:44 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Estar aqui esperando para fazer uma cirurgia, que ao invés de tirar, vai reconstruir a nossa vida é muito gratificante. Foi assim que, momentos antes de entrar na sala de cirurgia, Maria Regina, de 45 anos, descreveu a sensação de ser uma das pacientes contempladas com a maratona de cirurgias reparadoras do Dia da Boa Vontade, que aconteceu nesta sexta-feira (16) no Hospital Napoleão Laureano (HNL), em João Pessoa. Dezoito médicos cirurgiões plásticos, da Paraíba e de outros estados, de forma voluntária, realizaram o procedimento para simetria nas mamas de 19 pacientes acometidas de câncer de mama.

Maria Regina descobriu o câncer de mama em 2009 quando, ao tomar banho, sentiu um nódulo no seio. Ela conta que no início não pensou que se tratasse de um tumor e adiou a ida ao médico em quatro meses. Ao persistir, ela decidiu procurar ajuda. Foi quando descobriu o diagnóstico. Após a cirurgia para retirada da mama, alguns anos mais tarde, Regina descobriu um novo tumor no outro ceio, precisando também retirá-lo.

Logo de início eu fiquei triste e preocupada, mas com o tratamento e o acolhimento de todos que fazem o Napoleão Laureano consegui me recuperar. Já tinha feito o implante mamário, mas hoje retorno para corrigi-los. Isso é muito importante para mim. Isso vai me devolver a vida e a autoestima, afirmou Regina.

Ao seu lado, na mesma enfermaria, aguardando ansiosa a sua vez de também corrigir a mama estava Cristiane Lima, de 42 anos. Ela que adora fotos, não via a hora de ser chamada para garantir a mudança de vida. Esse dia é muito especial para todas nós mulheres que passamos por esse problema. Essa iniciativa traz de volta nossa vontade de viver, de se mostrar como mulheres, destacou.

Cristiane descobriu que estava com câncer há 9 anos. Ao iniciar o tratamento descobriu que estava grávida. Ela conta que foram momentos difíceis, mas que conseguiu superar com a ajuda da família e da equipe do Napoleão Laureano. Eles tiveram muito cuidado comigo e com meu filho. Eu só tenho motivos para agradecer, revelou.

Mutirão – Maria Regina e Cristiane Lima são duas das 19 mulheres que estão participando do mutirão de cirurgias dentro do projeto Dia da Boa Vontade, organizado na Paraíba pelo cirurgião plástico, Péricles Serafim, que conta com apoio de 18 cirurgiões, quatro da Paraíba e os outros 14 de São Paulo e Brasília. Todos voluntários.

Psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas também integraram a equipe. As cirurgias foram realizadas nas seis salas de cirurgia do Hospital Napoleão Laureano.

A diretora do Hospital, Tereza Lima, o Dia da Boa Vontade que está sendo realizado pelo sexto ano consecutivo, garante que mulheres carentes recuperem a autoestima e garantam uma melhor qualidade de vida. Esse é um projeto humanitário que garante a melhoria psicológica dessas mulheres, garantindo a recuperação do tratamento oncológico, destacou.

O HNL contou ainda com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer, que fizeram o acolhimento das pacientes. No processo de acolhimento, as mulheres receberam kits de higiene pessoal, além de sutiãs apropriados para o uso pós-cirurgia, todos adquiridos por meio de doações.

Os médicos que participaram do mutirão ganharam placas de homenagem ao gesto de solidariedade.

Portal Correio

Tópicos
Anúncio full