Menu
Geral

Tribunal Regional Eleitoral prevê impugnação recorde no pleito 2018

O presidente da Corte asseverou que todas as medidas para a realização do processo eleitoral nos 223 municípios paraibanos

Da Redação do Diamante Online

14/07/2018 às 14:41 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Nas eleições deste ano ocorrerá um recorde de pedidos de impugnações a registro de candidaturas, devido ao número de políticos condenados, que ainda não tiveram inelegibilidade declarada de forma objetiva, mas, mesmo assim, pretendem disputar o pleito. O prognóstico foi feito pelo desembargador Romero Marcelo da Fonseca, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, aludindo, ainda, ao reflexo da cultura do eleitorado, que não é partidarista e costuma direcionar o voto para determinados candidatos, mesmo que o escolhido já tenha sido condenado na esfera judicial.

Em outro trecho de declarações ao Correio da Paraíba, o magistrado advertiu que será penalizado o propagador de mentiras durante a campanha eleitoral deste ano. De acordo com ele, quem produzir, compartilhar e disseminar informações mentirosas está incorrendo em crime cominado no Código Eleitoral. O presidente da Corte asseverou que todas as medidas para a realização do processo eleitoral nos 223 municípios paraibanos estão sendo tomadas, inclusive, com a promoção de eventos destinados a orientar representantes dos partidos a respeito das regras em torno da propaganda eleitoral que terá início a partir de 16 de agosto, registros de candidaturas e prestações de contas.

Ele fez um alerta incisivo: Cabe ao cidadão não deixar ser enganado. O cidadão que repercute, propaga, faz levar falsas informações estará contribuindo negativamente para si mesmo, para que essa desinformação venha, talvez, eleger um mau candidato ou derrotar um bom candidato. Ele insistiu em salientar que a guerra contra fake News, ou notícias falsas na campanha, deve ser encampada pelo próprio cidadão, que precisa ser o principal fiscal do processo, ao avaliar com cautela e até mesmo desconfiar das informações que chegam em suas mídias eletrônicas e ter muito cuidado antes de compartilhá-las ou passá-las adiante.

Lenilson Guedes

Tópicos
Anúncio full