Menu
Paraíba

Patos vai ganhar aeroporto voltado para voos comerciais

O objetivo é transformar o aeródromo do município em um aeroporto regional

Da Redação do Diamante Online

19/02/2016 às 10:58 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O secretário de Aeroportos da Secretaria de Aviação da Presidência da República, Leonardo Cruz, recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira (18), em Brasília (DF), comitiva da Paraíba para tratar da reforma, ampliação e modernização do novo aeroporto regional de Patos, município localizado a pouco mais de 300 km da capital, João Pessoa. Estiveram presentes a prefeita de Patos, Francisca Gomes Araujo Motta, e os diretores de Operações e de Planejamento do Departamento de Estradas em Rodagens do Estado da Paraíba (DER/PB), Hélio Cunha Lima e José Arnaldo Souza Lima.

O objetivo da Secretaria de Aviação é transformar o aeródromo do município em um aeroporto regional com operação adequada à aviação comercial, inclusive para voos noturnos. De acordo com o secretário Leonardo Cruz, o aeroporto de Patos (PB) é “de extrema importância para o fortalecimento da economia regional. A medida visa transformar a operação local, fazendo com que o aeroporto possa receber aeronaves de médio porte”.

Para viabilizar o projeto, é necessário realizar a desapropriação de uma área no entorno do sítio aeroportuário, necessária para criar afastamento padrão entre a pista de pouso e decolagem e as novas estruturas de terminal de passageiros, seção contra incêndio, pátio de aeronaves e estacionamento de veículos. A prefeita Francisca Motta confirmou o compromisso do município em incorporar a área ao aeroporto e afirmou que o novo projeto vai melhorar a conectividade da cidade também com municípios de Estados vizinhos.

Características – O novo aeroporto regional de Patos estará habilitado a receber aeronaves comerciais de médio porte. O atual terminal de passageiros será demolido e construído novamente; a nova estruturá terá 682 m2. A pista de pouso e decolagem será recuperada e vai ganhar áreas de segurança. O projeto prevê também a criação de um novo pátio de aeronaves, com três posições para estacionamento. A Seção Contra Incêndio será edificada do zero; a Secretaria também prevê a entrega de um carro contraincêndio ao aeroporto.

Na próxima etapa, após a desapropriação e ajustes da proposta, o aeroporto de Patos entra em processo de licenciamento ambiental e da construção do Anteprojeto, que prepara a documentação de engenharia e a licitação da obra. Pela Secretaria de Aviação, também participaram da reunião o diretor de Gestão do DPROFAA (Departamento de Programa Federal de Auxílio a Aeroportos), Eduardo Bernardi, e o coordenador-geral de Planejamento Marcio Maffilli.

Assessoria

Anúncio full