Menu
Paraíba

Paraíba exporta para Holanda 13 mil toneladas de minério extraído em Mataraca

O Porto de Cabedelo hoje dispõe de mais de 6 mil metros quadrados de área para armazenar contêiner e cargas em geral

Da Redação do Diamante Online

11/04/2016 às 20:45 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O Porto de Cabedelo recebeu nesta segunda-feira (11) o navio HHL Venice, que vai levar para Rotterdan, segunda maior cidade da Holanda, 13 mil toneladas de minério de titânio (ilmenita), extraído da Mina do Guajú, no município de Mataraca, Litoral Norte da Paraíba. O cargueiro tem 166 metros de comprimento.

De acordo com a diretora-presidente do Porto de Cabedelo, Gilmara Temóteo, este tipo de operação é muito importante para todo o Estado da Paraíba. “A operação envolve diretamente mais de 150 trabalhadores portuários e motoristas, fortalecendo a economia do nosso Estado” destacou.

O Porto de Cabedelo hoje dispõe de mais de 6 mil metros quadrados de área para armazenar contêiner e cargas em geral, além de oferecer cinco armazéns cobertos com 2 mil metros quadrados cada, e de permitir uma boa integração com a malha rodoviária (BR-230 e BR-101), bem como possui tarifas mais atrativas dentre os portos do Nordeste.

“Essas características fazem com que o Porto de Cabedelo possa movimentar qualquer tipo de carga. Nesse sentido convidamos todas as empresas e indústrias paraibanas e de estados vizinhos para conhecer nossa estrutura em busca de viabilizar novos negócios”, complementou a executiva.

A mina de onde foi extraído o ilmenita em Mataraca pertence à empresa Cristal Mineração do Brasil, a segunda maior produtora de pigmento de dióxido de titânio do mundo. Para entender o que é o minério, basta examinar um punhado de areia da praia: nele poderá encontrar grãos de diversas cores. O mais preto de todos é o ilmenita.

Paraíba.com.br

Tópicos
Anúncio full