Menu
Paraíba

Confira como anda o duelo dos três gigantes por prefeituras da PB

Soldados começam a tomar o campo de batalha nesse período de pré-campanha, a partir das recomendações dos “generais”.

Da Redação do Diamante Online

17/04/2016 às 16:00 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Os três maiores partidos da Paraíba- PMDB, PSB e PSDB- serão os protagonistas nas eleições deste ano na maioria dos 223 municípios. Os soldados começam a tomar o campo de batalha nesse período de pré-campanha, a partir das recomendações dos “generais”, senador José Maranhão (PMDB), governador Ricardo Coutinho (PSB) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB).

Nos dez maiores colégios eleitorais paraibanos, o PSD, comandando pelo deputado Rômulo Gouveia, quer protagonizar a disputa em João Pessoa, lutando pela reeleição do prefeito Luciano Cartaxo e sair da terceira em Sousa para a primeira com a expectativa de triunfo do empresário Zenildo Oliveira. Já o PRP vai tentar um novo mandato para Netinho de Várzea Nova, em Santa Rita, e o PRP assegurar a reeleição de Leto Viana, em Cabedelo.

Na capital do Estado, os demais protagonistas da sucessão são o secretário estadual João Azevedo (PSB) e os deputados Manoel Júnior (PMDB) e Wilson Filho (PTB). O PSDB será um coadjuvante, em João Pessoa, e apoiará Cartaxo ou Manoel.

O triunvirato partidário terá uma grande batalha, em Campina Grande, entre o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) e os deputados Veneziano Vital do Rêgo (PMDB) e Adriano Galdino (PSB). Guarabira também será palco do duelo dos “gigantes” com o atual prefeito Zenóbio Toscano (PMDB), a ex-prefeita Fátima Paulino (PMDB) e o ex-vice-prefeito Josa da Padaria (PSB).

Já o PT aposta as fichas, nos maiores colégios eleitorais, em Patos, com a postulação do vice-prefeito Lenildo Morais à chefia do Poder Executivo e João Pessoa, com a pré-candidatura de Charliton Machado.

Situação em alguns colégios eleitorais

Em João Pessoa, a disputa será entre o prefeito Luciano Cartaxo (PSD), candidato à reeleição, o secretário João Azevedo (PSB) e o deputado Manoel Júnior (PMDB). Ainda no páreo o deputado Wilson Filho (PTB), Charliton Machado (PT) e um postulante do PSOL.

Em Campina Grande, o PSDB quer assegurar a reeleição do prefeito Romero Rodrigues, que
deve enfrentar nas urnas os deputados Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), Adriano Galdino
(PSB) e Daniella Ribeiro (PP), além de Artur Bolinha (PPS), um nome do PT e outro do PSOL.

Em Santa Rita, os partidos brigam pela cadeira do prefeito Netinho de Várzea Nova (PR). São
eles: deputado Zé Paulo (PSB), Emerson Panta (PSDB) e Aurian Lima (PMDB). Ainda correm
por fora o ex-deputado Flaviano Quinto (PSC) e Adonis Júnior (PP).

Em Bayeux, com mais de 80 mil eleitores, a disputa será acirrada. O prefeito Expedito Pereira
(PSB) vai enfrentar em 2 de outubro o atual vice-prefeito, Francisco Richard Nixon (PSDB), Léo
Micena (PMDB), Berg Lima (PTN) e Carlos Sousa (PTdoB).

Em Patos, o PMDB quer manter o comando do Poder Executivo com a reeleição da prefeita
Francisca Motta. A oposição terá os prefeitáveis Lenildo Morais (PT), atual vice, o deputado
Dinaldo Filho (PSDB) e o vereador Diogo Medeiros (PSB).

Em Sousa, o prefeito André Gadelha (PMDB) busca a reeleição com o apoio do PSDB. O peemedebista vai enfrentar na “Terra dos Dinossauros” urnas este ano o ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB) e o empresário Zenildo Oliveira (PSD).

Em Cajazeiras, o PSB vai tentar garantir mais quatro anos de mandato para a prefeita Denise Albuquerque. A oposição está dividida entre candidaturas do deputado José Aldemir (PP), o ex-deputado Vituriano de Abreu (PMDB) e Antônio Gobira (PSOL).

Em Cabedelo, o prefeito Leto Viana (PRP) quer a reeleição. Da oposição, são pré-candidatos o presidente da Câmara, Lucas Santino (PMDB ), o ex-vice-prefeito Bergson Marques (PTC), a ex-primeira-dama Neide Regis (PDT) e os vereadores Fernando Sobrinho (DEM) e José Eudes (Pros).

Em Guarabira, o eleitorado deve escolher o próximo gestor da lista tríplice apresentada pelos três maiores partidos do Estado: o atual prefeito Zenóbio Toscano (PMDB), a ex-prefeita Fátima Paulino (PMDB) e o ex-vice-prefeito Josa da Padaria (PSB).

Em Sapé, o prefeito Roberto Feliciano (PSB) disputará a reeleição. A oposição botou o bloco na rua com vários pré-candidatos ao Poder Executivo: João da Utilar (PSDB), Juscelino do Peixe (PMDB), Josivaldo da Caixa (PRB) e Maria Luiza (PDT).

Jornal da Paraíba

Anúncio full