Menu
Paraíba

Capital da Paraíba registra chuva histórica e tem mior volume em 17 anos

Foram 266,4 mm que caíram sobre a capital paraibana em 72 horas.

Da Redação do Diamante Online

18/04/2016 às 15:32 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O período chuvoso, que vai até julho no litoral, nem bem começou e já causou estragos. Foram 266,4 mm que caíram sobre a capital paraibana em 72 horas. Segundo a defesa civil, esse é o maior volume desde 1999. Casas alagadas, queda de muro, desvio no tráfego de ruas. Na comunidade São José, os moradores estão ilhados. A travessia de um lado a outro do bairro só é feita em uma balsa improvisada. O Governo do Estado decretou alerta em João Pessoa no último sábado.

O coordenador da Defesa Civil no município, Noé Estrela, explicou que os alagamentos das ruas estão dentro da normalidades, mas, se as fortes chuvas persistirem a situação vai piorar. “Nas ruas em até 40 minutos a água escoa. O problema é que o sistema de drenagem é muito antigo. Nesse período o nosso olhar é para as comunidades ribeirinhas. Essa não é uma chuva de inverno. São nuvens carregadas que se formam no oceano em direção ao litoral. Se continuar a chover assim, teremos que trocar caro por canoa e até entrar em estado de calamidade, a exemplo de Fortaleza, porque o solo já está encharcado”, informou.

A Avenida Beira Rio permanece com acesso fechado no sentido bairro-centro. No sentido oposto, o trânsito está sendo desviado pela Rua Angelina Balthar. Um carro que tentou fazer a travessia, teve que ser resgatado pelo reboque. Morador das redondezas, Eugênio Paccelly só ontem auxiliou três carros a saírem de dentro da água acumulada no local, onde já havia encontrado nove placas de veículos. Não houve deslizamentos de barreiras. A previsão para os próximos dias é de mais chuvas, porém com volume menor. Hoje, o esperado é 50 mm, volume considerado de alerta. A maior precipitação foi registrada no Centro da cidade. A intensidade da chuva foi maior entre a madrugada de sábado e durante todo o dia. “Tiramos oito famílias na Tito Silva e São José até ontem. Muitas não estavam querendo sair, com a esperança do rio baixar”, afirmou Noé.

Por oferecer riscos à população, o Corpo de Bombeiros interditou a rua Guedes Pereira, no Centro. A ação ocorreu na noite de sábado, após a tubulação do canal da Lagoa estourar. De acordo com o comandante da corporação, coronel Jair Carneiro de Barros, a área foi interditada devido o comprometimento do asfalto e calçadas. “O canal da Lagoa estourou e abriu calçadas e galerias pela força da água. Interditamos e isolamos a área até a altura do Paço Municipal, pois o volume de água era intenso com riscos de afundar o piso”, explicou.

As cidades de Santa Rita e Cabedelo também apresentaram pontos de alagamento neste sábado. Das 44 ocorrências recebidas pelo Corpo de Bombeiros Militar, 16 eram relacionadas à chuva. O comandante Jair Carneiro de Barros informou que há equipes de plantão desde a última sexta-feira para atender às ocorrências devido às chuvas. “Atendemos ocorrências de quedas de árvores, desobstrução de vias, desmoronamentos, prevenção de açude em Santa Rita (açude Rio Preto), inundações de residências, prevenções de acidentes, colisão de caminhão com poste e uma queda de barraco”, declarou o coronel.

Correio da Paraíba

Anúncio full