Menu
Paraíba

Abertas inscrições para o SISU e PB oferece mais de 6,1 Mil vagas em quatro instituições

A instituição com maior oferta é a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Da Redação do Diamante Online

30/05/2016 às 15:52 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Começam nesta segunda-feira (30) ao meio-dia as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Podem participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tiraram 0 na redação. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de junho. As quatro universidades públicas da Paraíba estão oferecendo 6.160 vagas para ingresso em cursos no Sisu, edição 2016.2. A instituição com maior oferta é a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que destinou nova demanda de vagas para a segunda edição do Sisu.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) também reservou um quantitativo de vagas para o segundo período de 2016, além das que tinham oferecido no início do ano. Segundo o presidente da Comprov, Antônio José da Silva, as vagas do primeiro semestre serão oferecidas em transferência voluntária, reopção de curso e ingresso de graduados.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) está oferecendo vagas para 30 cursos, de nove campi, entre licenciatura, tecnologia e bacharelado.

Vagas na Paraíba

2.707 - UEPB

1.605 - IFPB

1.110 - UFCG

738 - UFPB

Se o estudante participou do Enem 2015 e obteve nota superior a zero na redação, ele já está apto para participar do SiSU 2016/2. Basta informar o número de inscrição e senha do Enem no site http://sisualuno.mec.gov.br. Caso o estudante tenha esquecido tais informações, elas podem ser recuperadas na página do Enem. As informações pessoais do candidato também devem ser confirmadas e/ou alteradas nesta etapa.

Em primeiro lugar, é preciso verificar o prazo de inscrições do Sisu no site do Sisu. É recomendado que o estudante não deixe para se inscrever de última hora. Em razão da grande quantidade de acessos simultâneos, o sistema pode enfrentar problemas, como lentidão ou interrupção da inscrição, durante alguma etapa do processo.

Como fazer a inscrição:

Cursos

Na tela “minha inscrição”, o candidato poderá escolher até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para fazer a primeira escolha, basta clicar em “fazer inscrição na 1ª opção”. A pesquisa de vagas pode ser feita por nome do município, instituição ou curso. Após selecionar a opção, basta clicar em “escolher este curso” para continuar.

Modalidade

Nesta fase, o candidato deverá indicar se ele irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou pelas políticas afirmativas das instituições. Os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo e subgrupos, conforme renda familiar e raça. Clique em “escolher esta modalidade” para continuar.

Confirmação

Uma tela com informações sobre o curso, modalidade escolhida e documentação para matrícula, caso o candidato seja selecionado, será exibida. Se os dados estiverem corretos, basta clicar em “confirmar minha inscrição” para finalizar a primeira escolha. Para escolher a segunda opção de curso, o estudante deverá repetir os passos anteriores.

Como algumas universidades definem notas mínimas para a inscrição de candidatos em determinados cursos, pode ser que alguns estudantes se deparem com uma mensagem no sistema, informando a impossibilidade de disputar determinada vaga. Nesse caso, ele poderá escolher outra opção na mesma hora.

Além disso, como o sistema divulga diariamente notas de corte parciais de cada curso, os candidatos também têm a opção de mudar sua opção de curso, caso constate que não possui chances de ser selecionado para o curso informado anteriormente.

A vantagem do Sisu é que o estudante pode alterar suas opções de curso quando e quantas vezes quiser, desde que o prazo de inscrições ainda esteja aberto. Entretanto, somente a última alteração realizada será validada. Vale ressaltar, ainda, que as inscrições são feitas semestralmente, exclusivamente pela internet e sem cobrança de taxas.

No mais, é se inscrever e aguardar o resultado, previsto para 6 de junho. A matrícula deverá ser feita nos dias 10, 13 e 14 de junho.

Lista de espera

Quem não conseguiu a aprovação no curso de primeira opção pode participar da Lista de Espera do SiSU, cujas inscrições ocorrem entre os dias 6 e 17 de junho. A partir daqui, as convocações ficam por conta das universidades participantes.

Correio da Paraíba

Anúncio full