Menu
Paraíba

Estudante do Sertão é aprovado em 1º lugar para intercâmbio no Canadá

Para ter a chance de viajar, são levadas em conta as notas de três disciplinas

Da Redação do Diamante Online

19/07/2016 às 08:55 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Um estudante de 15 anos da cidade de Várzea, no Sertão da Paraíba, foi aprovado em primeiro lugar para fazer intercâmbio no Canadá. José Venâncio mora no Sítio São Jorge e cursa o segundo ano do Ensino Médio na Escola Municipal Odilon de Figueiredo. Ele, que se divide entre os estudos e os cuidados com os animais, para ajudar a renda da família, concorreu à viagem pelo projeto Giramundo, realizado nas regionais de ensino do Estado.

"Eu não imaginava que ficaria em primeiro lugar, mas quando eu vi o [arquivo] PDF, eu saí pulando pela casa, com meu pai, minha mãe, os três chorando de alegria. Meu pai ligou para todo mundo, mãe também", contou José Venâncio.

Para ter a chance de viajar, são levadas em conta as notas de três disciplinas, além do inglês. José passou quatro meses estudando o idioma sozinho em casa, por meio de um site gratuito de ensino na internet. Aprovado com 155 pontos na avaliação do idioma, de 180 possíveis, ele viaja em agosto para passar cinco meses no país da América do Norte.

"Eu nem consigo acreditar praticamente porque é uma experiência nunca vista aqui, pelo menos em Várzea. É um feito inédito", disse o estudante.

Jornal da Paraíba

Anúncio full