Menu
Paraíba

Agricultores colhem 8 mil pés de alface e têm renda de R$ 6,4 mil por mês, na PB

Produção começou em 2015 e utiliza uma técnica chamada de hidroponia, onde a planta pé cultivada sem tocar o solo

Da Redação do Diamante Online

06/08/2016 às 18:27 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Dois agricultores paraibanos que resolveram apostar no cultivo do alface através do sistema de hidroponia, que não deixa a planta ter contato com o solo, estão conseguindo colher oito mil pés por mês e ter uma renda de R$ 6,4 mil por mês. O cultivo vem sendo realizado no município de Maturéia, Sertão paraibano, a 327 km de João Pessoa.

A produção começou em 2015 e tem assistência prestada por técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB).

No projeto trabalham os dois agricultores e mais duas pessoas da família, que produzem atualmente dois mil pés de alface por semana, e comercializam o produto em feiras e supermercados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

Segundo a Emater-PB, o cultivo através da hidroponia representa uma opção viável para o plantio de alface, tomate, abobrinha, pimentão, pepino, morango, melão e plantas ornamentais.

A técnica atende exigências de alta qualidade dos consumidores, produtividade e mínimo desperdício de água e nutrientes. O processo de produção faz com que as plantas não entrem em contato com o solo, mas em soluções nutritivas, que são preparadas cuidadosamente para nutrir a planta, circulando entre suas raízes.

Portal Correio

Anúncio full