Menu
Paraíba

ANA autoriza retirada de mais água do volume morto de Boqueirão, na PB

Depois de cinco anos sem chuvas, Boqueirão chega ao pior nível de água

Da Redação do Diamante Online

26/09/2016 às 13:55 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e retirar mais água do volume morto do açude de Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri paraibano. A nova resolução permite que o açude seja explorado até atingir o nível de 2,4%. Antes o abastecimento seria suspenso quando o manancial estivesse com 4,8% da capacidade total.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), que faz o monitoramento diário de volume do açude, nesta sexta-feira (23), o manancial está com 6,9% da capacidade total. No ano passado a ANA havia determinado que o abastecimento fosse suspenso quando o nível chegasse a 20 milhões de metros cúbicos de água (4,8%).

Com a nova resolução divulgada nesta quinta-feira (22), a Cagepa vai poder retirar água até que o açude chegue a 10 milhões de metros cúbicos (2,4%). A previsão a agência é de que o manancial atinja esse nível em abril de 2017, caso o açude não receba recarga de água até lá.

Depois de cinco anos sem chuvas, Boqueirão chega ao pior nível de água já registrado, desde que a barragem foi construída e teve sua primeira sangria, no fim da década de 1950. O açude de Boqueirão abastece Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste paraibano.

G1PB

Anúncio full