Menu
Paraíba

Falta de experiência com municipalidade exclui novos prefeitos de eleição da Famup

Cerca de 160 municípios estão aptos para votar nas eleições deste ano.

Da Redação do Diamante Online

26/10/2016 às 09:35 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

A eleição para a presidência da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) deverá acontecer até a primeira semana de dezembro. O atual presidente da entidade, Tota Guedes, informou que ainda não há uma definição sobre a data, mas adiantou que o prazo para a inscrição das chapas será oito dias após a divulgação da data da eleição.

Tota será candidato à reeleição e tem sofrido críticas de prefeitos eleitos este ano por não poderem disputar o cargo. O prefeito eleito de Soledade, Geraldo Moura Ramos (PP), ameaçou recorrer à Justiça caso a Famup não aceite adiar para janeiro a eleição para a escolha de seus dirigentes. Segundo Tota, o estatuto da Famup impede prefeitos eleitos, sem experiência com a municipalidade, disputar o cargo. “Eles não podem ser candidato porque não são prefeitos ainda. Isso está muito claro no estatuto, que foi aprovado em 2012 por mais de 120 prefeitos”, disse Tota.

O dirigente acrescenta que ex-prefeitos, desde que tenham a permissão do atual gestor, estão liberados para disputar o cargo, como é o seu caso. “Quem é filiado a entidade é o município e não o gestor. Portanto, se o atual prefeito autorizar que um ex-prefeito se candidate pelo município, ele estará apto a concorrer ao cargo”, explicou. Tota era vice-presidente da Famup na gestão de Buba Germano, que deixou a presidência da entidade para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2014. Ele completou mandato e, embora não fosse mais prefeito de Pedra Lavada, recebeu a autorização do prefeito Roberto Cordeiro para representar o município nas eleições. Ganhou com chapa única e agora é candidato à reeleição.

Cerca de 160 municípios estão aptos para votar nas eleições deste ano. O município precisa estar filiado à entidade há pelo menos um ano e dois anos de filiação para lançar um candidato. A eleição é presencial, na sede da Famup, em João Pessoa.

Blog do Gordinho

Tópicos
Anúncio full