Menu
Paraíba

Sobe para seis os locais do Enem adiados na PB; 217.966 fazem prova

Outros 3.979 candidatos vão fazer prova nos dias 3 e 4 de dezembro

Da Redação do Diamante Online

05/11/2016 às 17:41 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

Sobe para seis o número de locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que estão ocupados e terão os exames adiados na Paraíba. De acordo com a lista atualizada pelo Ministério da Educação (MEC) divulgada neste sábado (5), as provas que aconteceriam neste fim de semana no prédio principal da Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves Queiroz e em três prédios da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em Sumé foram adiadas para os dias 3 e 4 de dezembro.

Neste sábado e domingo (6), as provas do Enem vão ser aplicadas para 217.966 inscritos. Outros 3.979 candidatos só vão fazer as provas nos dias 3 e 4 de dezembro devido à ocupação de locais de provas. O número de candidatos que tiveram as provas adiadas é equivalente a 1,79% dos 221.945 inscritos na Paraíba.

As ocupações nos colégios são realizadas por movimentos estudantis que protestam contra a PEC do teto dos gastos e a reforma do ensino médio. Conforme decisão do MEC, as escolas que seriam locais de prova do Enem e que não foram desocupadas até a última segunda-feira, dia 31 de outubro, foram excluídas do processo. Para os alunos que fariam o Enem nestes pontos, uma nova versão do exame será aplicada na nova data, em dezembro.

Na sexta-feira (4), o MEC já havia divulgado o adiamento em quatro locais de prova na Paraíba. No campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Areia, no Agreste paraibano, 600 pessoas vão deixar de fazer o exame. Na mesma instituição em Bananeiras, a prova foi adiada para 1.478 inscritos que fariam a prova nos campi de Agroecologia e Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias. Já no campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Cabedelo, o Enem também foi adiado e 440 pessoas não devem fazer a prova. Neste sábado, 107 pessoas deixam de fazer as provas na escola agrotécnica e 1.404 nos prédios da UFCG em Sumé.

Em contato com o G1, as duas instituições informaram que não há mais ocupações nestes locais. O IFPB disse ainda que os estudantes dos campi de Sousa, Cajazeiras e Cabedelo devem voltar a ocupar os prédios após a prova. O G1 entrou em contato com a direção do centro ocupado na UFCG de Sumé, mas foi informado que os responsáveis saíram do local após a ocupação. A assessoria de imprensa da UFCG, no entanto, nega que o prédio esteja ocupado.

Os portões nos locais de provas vão abertos às 11h e fechados às 12h (horário local). A aplicação das provas começa às 12h30. Ainda de acordo com o Inep, os participantes sabatistas devem comparecer aos locais das provas no mesmo horário dos demais e aguardar o início das provas.
É obrigatório levar um documento de identificação original com foto válido e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Recomenda-se levar também o Cartão de Confirmação da Inscrição, embora ele não seja obrigatório.

Neste sábado (5), as provas são de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração. No domingo (6), será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, em 5 horas e 30 minutos de prova.

Segundo o Inep, pela primeira vez, todos os participantes vão ter coleta de dado biométrico, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Outra novidade é a utilização de detectores de metais, na entrada e na saída dos banheiros, em todos os participantes e não mais por amostra.

G1

Anúncio full