Menu
Paraíba

Deputado Federal diz que vai lutar pelo Instituto Federal do Sertão da Paraíba, IFSPB; confira

Wilson disse que “a cidade que melhor se comportar e melhor se organizar receberá a sede”

Da Redação do Diamante Online

16/01/2017 às 09:58 | Atualizado em 17/03/2024 às 11:21

O deputado federal paraibano Wilson Filho (PTB) é coautor de dois projetos que têm levantado debates no Brasil e na Paraíba. Um deles é o que defende a permanência da vaquejada como prática esportiva e patrimônio cultural, o outro propõe a divisão do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) para criar o Instituto Federal do Sertão da Paraíba (IFSPB).

Sobre este segundo projeto, Wilson Filho é irredutível e acredita que ele só trará vantagens ao Sertão. Para o deputado, a fundação do IFSPB vai atrair recursos financeiros para a região e facilitar a implantação de mais campus e mais cursos. Para reforçar sua ideia, o parlamentar citou o sucesso, segundo ele, da divisão da UFPB para a criação da UFCG, que na época também gerou polêmica.

Sobre qual cidade deverá sediar a reitoria caso o IFSPB seja fundado, Wilson filho disse que “a cidade que melhor se comportar e melhor se organizar receberá a sede”. E completou: “É muito importante porque nós iríamos colocar mais recursos no Sertão, fazer com que as cidades que já tenham campus possam ter mais cursos, e as cidades que não têm campus possam ser criados, como Uiraúna, e muitas outras coisas importantes.”

Vaquejada
O deputado também ressaltou seu posicionamento em defesa da vaquejada, que no ano passado chegou a ser proibida após o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitar uma ação da Justiça do Ceará.

Para Wilson Filho, o Supremo não entendeu a importância da vaquejada como fonte de renda no Nordeste. “A vaquejada é algo que faz com que o pão chegue na mesa de 600 mil famílias só no Nordeste. Não é apenas um esporte, não é apenas uma cultura, não é apenas uma tradição secular, é um meio de sobrevivência, e o STF não percebeu isso”, declarou.

Diário do Sertão

Tópicos
Anúncio full